A Prefeitura de Caratinga está realizando o Mutirão de Limpeza no bairro Santa Cruz, mas convoca moradores para colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a realizar uma grande mobilização para a conscientização sobre o Controle da Dengue. O Mutirão de Limpeza tem o objetivo de envolver mais a população no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação que começou na manhã de segunda-feira (25) no “Complexo Santa Cruz” acontece em mutirão de limpeza, coleta de materiais que acumulam água nos quintais,
distribuição de material informativo e oferta de testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial gratuitamente.
Nesta campanha a Prefeitura de Caratinga conta com o apoio do Ministério Público, que tem a função de reunir os Órgãos e os auxiliar em mobilizações ou ações junto à população.
A secretária municipal de Saúde Raquel Ferreira Carvalho e o promotor de justiça Maicson Borges Pereira Inocêncio de Paula participaram da abertura oficial das ações do Mutirão de Limpeza, ocorrida na manhã de ontem na Praça Martha Carli.
Raquel de Carvalho explica que, em Caratinga, a ação convoca moradores a colaborar no combate ao mosquito e percorrerá todos os bairros da cidade. “Felizmente as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti ainda estão sob controle em Caratinga. As equipes do Departamento de Controle da Dengue estão realizando visitas domiciliares, a Prefeitura está monitorando os lotes vagos e quintais, verificando se há indícios do mosquito e explicando aos moradores sobre os cuidados que devem tomar diariamente. Estamos convocando toda população a colaborar no controle do mosquito, pois os cuidados de prevenção devem ser mantidos todos os dias”.
O promotor de justiça Maicson Borges Pereira Inocêncio de Paula participa da grande campanha nacional de combate ao mosquito. “O Ministério Público tem, desde as alterações da Constituição de 1988, uma atuação mais efetiva sobre as políticas públicas e sobre o envolvimento da população. Esta ação solidária que realizamos é fruto de uma preocupação, pois estamos juntos com a Prefeitura na campanha de combate ao vetor da Dengue, uma vez que o Ministério Público tem a função de reunir os órgãos e os auxiliar em mobilizações ou ações junto à população. Registramos um Termo de Ajustamento de Conduta que regulamenta o acesso dos agentes às residências, pois ainda há moradores que resistem e impedem que o agente entre na moradia para realizar o seu trabalho”.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa, a partir de agora está havendo uma mudança significativa no trabalho do Departamento de Controle da dengue que, por determinação do Governo, Federal, passa a contar com um reforço. “Os Agentes Comunitários de Saúde foram designados para o Controle da dengue e estão realizando o controle do mosquito nas residências que visitam. Para mantermos a nossa cidade sem Dengue precisamos da participação de todos os caratinguenses. Todos os moradores têm o dever de colaborar mais com os nossos agentes e permitir o acesso dos agentes, pois 80% dos focos estão no interior das residências”.
IMPORTÂNCIA DO MUTIRÃO DE LIMPEZA
Romagno Alves explica que o objetivo do Mutirão de Limpeza é conscientizar e envolver mais a população dos bairros na luta contra a dengue. “O mosquito está em todos os lugares, mas principalmente nas casas, em locais onde há água parada que possa se transformar em pontos de desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura conta com uma equipe de oito trabalhadores que estão realizando a limpeza de lotes vagos com o apoio dos agentes de Saúde. Todas as ações conjuntas são para manter o mosquito longe da população”.
CRONOGRAMA:
Quarta-feira (27) – Bairro Doutor Eduardo
Quinta-feira (28) – Comunidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Fátima
Sexta-feira (29) – Bairro Esperança