Equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos retiram lixo, entulho e limpam quintais; Equipes do Controle da Dengue fazem vistorias e alertam população sobre a doença
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga recomeçou o Mutirão de Limpeza da Campanha Caratinga de Cara Limpa de uma maneira diferente, mobilizando a Secretaria de Meio Ambiente (Departamento de Limpeza Urbana) e a Secretaria Municipal de Saúde (Agentes de Controle da Dengue). Juntas, as duas Secretarias realizarão um trabalho de campo mais efetivo contra a Dengue.
Na manhã desta segunda-feira (23), cerca de 100 pessoas se concentraram na Praça do Batalhão de Polícia – Sede da 22ª Cia Ind. de Polícia Militar (próximo à entrada do Cemitério São João Batista), onde receberam as orientações do Departamento de Educação Ambiental e, divididas em grupos menores, iniciaram os trabalhos percorrendo todas as ruas do Bairro Esperança.
O comerciante José da Costa Neto, de 49 anos, conta que acha muito importante conscientizar a população acerca dos perigos da dengue. “Os maiores responsáveis pelo controle somos nós, moradores, porque esta responsabilidade começa em cada casa. É um compromisso meu, de meus vizinhos e de toda a comunidade porque nós é que estamos mais expostos e próximos do problema”.
José Neto conta como colabora com o Mutirão de Limpeza. “Como o meu quintal faz divisa com o Cemitério São João Batista, os cuidados tem de ser redobrados, porque naquele local há muitos vasos de flores com água e outros objetos ou locais que empoçam água. Estamos recebendo orientações para limpar os quintais e retirar todos os recipientes que acumulam água e nos responsabilizando a cuidar mais de nossas casas e quintais”.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Álvaro Tápias Chinchilla, o Mutirão de Limpeza acontece durante toda esta semana. “Iniciamos hoje nesta localidade, onde continuaremos até sábado, dia 28. Estaremos trabalhando primeiramente no Complexo Santa Cruz, mas o Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Caratinga se estenderá, nos próximos meses, por todos os bairros da cidade e por todos os distritos, como aconteceu no ano passado”.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos, “Mariinha”, explica como a população deve participar. “As nossas orientações para os moradores são relativamente simples. Cada um, em sua casa, deve manter os quintais limpos e livres de lixo e entulho, retirando material acumulado e propício ao depósito de água e à morada de pragas, roedores, escorpiões, baratas e outros vetores de doenças. Solicitamos, também, que se evite queimar o lixo e orientamos sobre os horários de coleta, além de pedir que os moradores façam o papel de agentes fiscalizadores, denunciando anonimamente as situações irregulares que presenciarem em sua rua”.
De acordo com Mariinha, é muito importante que haja uma grande participação de todos. “Caratinga precisa ficar longe da dengue. Apelamos a todos exemplificando que um ser humano não pode ficar refém de um mosquito. O homem é que tem de vencer esta guerra contra a doença”.
Mutirão de Limpeza no Complexo Santa Cruz de 23 a 28 de fevereiro
Praça Coronel Chiquinho – Comunidade Santa Isabel
Próximo à Escola Municipal Luiz Antônio Bastos Cortes
Comunidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Fátima
Ações
As ações e os pontos principais do Mutirão de Limpeza e o diálogo com a população sobre Educação Ambiental serão sobre:
– Retirada de material reciclável passível de acúmulo de água e foco do mosquito transmissor de dengue;
– Orientações sobre a disposição de material acumulado nos quintais e terrenos baldios propícios ao depósito e morada de pragas, roedores, escorpiões, baratas e outros vetores de doenças;
– Limpeza de terrenos baldios (roçagem e capina, retirada de recicláveis),
– Distribuição de material informativo com a nova rota da coleta de lixo com horários e locais.