
O objetivo dessas pesquisas será analisar o desempenho operacional ao longo de cada uma das rotas estudadas, determinando-se os tempos perdidos, identificando-se os trechos congestionados (foto: Arquivo DIÁRIO)
Empresa será contratada para apresentar propostas operacionais e de estrutura física para tornar mais eficiente a mobilidade urbana
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga quer resolver os problemas de transporte coletivo e individual no município. Para isso, abriu processo de licitação para contratação de consultoria, com objetivo de sanar alguns problemas enfrentados por usuários. A vencedora com menor preço foi a Planum – Planejamento e Consultoria urbana Ltda, com o valor global de R$ 180.000.
Posteriormente, será elaborado edital de licitação do sistema de transporte urbano e rural, coletivo e individual de Caratinga.
O Sistema de Transporte Coletivo de Caratinga é gerido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Logística, e operado por empresas privadas. Para a Prefeitura, a atual situação do transporte regular de passageiros do município está se tornando obsoleto frente à crescente demanda e as condições de urbanização.
Outro ponto destacado é relacionado ao transporte individual, operado por taxistas que hoje têm alvarás provisórios de operação. “Isto perdura por governos e mais governos sem alguma atitude de fato por algum deles”.
Deverá ser apresentado o plano de aplicação de pesquisas necessárias para o desenvolvimento do Projeto Básico de Transporte do município de Caratinga, de forma a obter informações diretas de campo, que irão compor, juntamente com as informações de fontes indiretas, o repertório de dados a serem utilizados na formulação do diagnóstico, bem como no desenho e propostas de soluções.
Serão levantados dados relativos à demanda e à oferta. Em relação à demanda, deverão ser obtidas informações que possibilitem conhecer como os diversos usuários das infraestruturas as utilizam, detalhando-se o grau de solicitação, motivos que os levam a realizar seus deslocamentos e quais modos de transporte usam. Em relação à oferta deverão ser levantadas informações relativas às infraestruturas e facilidades disponíveis para atendimento das demandas.
Ainda serão feitas pesquisas de embarque e desembarque; origem/destino de usuários de transporte coletivo e velocidade e tempo de viagem – ônibus. A pesquisa deve levar ao conhecimento das opiniões e avaliações dos usuários do sistema de transporte público urbano, possibilitando informações, de acordo com a linha utilizada e com as características de sexo e faixa etária dos entrevistados. As entrevistas serão realizadas em pontos de ônibus e taxis de várias regiões da cidade junto a usuários que aguardam para embarque.
O objetivo dessas pesquisas será analisar o desempenho operacional ao longo de cada uma das rotas estudadas, determinando-se os tempos perdidos, identificando-se os trechos congestionados e seu relacionamento com características geométricas e de sinalização, além de permitir a monitoração das melhorias implementadas, através de estudos do tipo “antes-depois”, em cada rota de tráfego, utilizando-se de índices tais como velocidade média, tempo médio de percurso por quilômetro e atraso médio.
A fiscalização da execução dos contratos caberá à Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Fazenda. O contratado se submeterá a todas as medidas, processos e procedimentos de fiscalização adotados pela Fiscalização e regras da PMC.