CARATINGA – Caratinga não viveu uma epidemia de dengue, mas ficou em estado de alerta. O último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti), realizado no mês de março pelo Departamento Municipal de Controle da Dengue, apontou índice de 3,6%. O ideal é que o índice de infestação fique abaixo de 1%. Entre 1% e 3,9% é considerado situação de alerta e acima de 4% risco de surto de dengue. Naquela oportunidade, todos os bairros foram visitados pela equipe de controle do mosquito, totalizando 1.929 residências. O próximo LIRAa só será realizado em outubro.
Na tarde de ontem, o coordenador do programa de controle da dengue, Romagno Alves da Costa, apresentou o balanço dos casos de dengue na cidade. Segundo ele, 218 casos foram notificados, desses o coordenador recebeu o resultado de 51, onde foram confirmados 32. “O ideal seria zero, mas diante do que está acontecendo no país em relação aos casos de dengue, podemos até ficar satisfeitos”, disse.
Romagno ressalta que no inverno a incidência da doença é menor, mas alerta que as pessoas estejam atentas para não deixar água parada em casa, “para que no próximo ano não tenhamos casos de dengue”.