CARATINGA – De origem tailandesa, o Muay Thai trabalha músculos das pernas, braços e abdome, além de ser um exercício aeróbico intenso. A arte marcial garante um “corpão” e por isso tem feito a cabeça de vários homens e principalmente de mulheres que sejam perder peso e ficarem com o físico dos sonhos. Em uma hora, dá para perder mais de mil calorias. Entre famosas, como Sabrina Sato, Christine Fernandes e Sophie Charlotte, virou febre.
Em Caratinga não tem sido diferente, várias pessoas estão praticando esta arte marcial e para entender como funciona, a reportagem conversou com o instrutor, ou melhor, o “Kru” (nomenclatura que no Brasil representa professor de Muay Thai), Rafael Elias, 31 anos, que fala sobre os benefícios desta arte milenar.
O que é o Muay Thai e qual a sua origem?
Muay thai é uma arte marcial tailandesa também conhecida como arte marcial das oito armas ou boxe tailandês. Sua origem ainda é cercada de grandes controvérsias e mitos, mas ela teve origem há mais de 2000 anos a partir de uma modalidade conhecida como “Chupasart”. Essa arte tinha muitas armas e seus treinamentos causavam muitos ferimentos, então se fez necessário modificar para um treinamento sem uso de armas, assim começou o Muay Thai.
O que diferencia o Muay Thai de outras artes marciais?
Sua eficiência e poder de nocaute através de seus golpes traumatizantes com as extremidades ósseas.
Quando essa arte passou a ficar conhecida no Brasil?
Foi introduzida no Brasil em 1979 pelo então mestre “Nélio Naja”, mas passou a ser divulgada com mais assiduidade em todo o país nos tempos atuais, embalado pelos campeonatos de MMA que revelaram grandes atletas dessa modalidade através do mais famoso deles, UFC.
Como você conheceu esta arte marcial?
Eu conheci através de grandes nomes como mestre Sanchirles Nogueira, Coach Daniel Mendes, Fábio Defendenti, Song Lin, Kru Pairojnoi, Kru Mori e lutador Cosmo Alexandre.
Quem mais procura pelo Muay Thai, homens ou mulheres?
Atualmente a maior procura tem sido das mulheres, pois descobriram uma maneira prazerosa que alia duas coisas como autodefesa e corpo escultural. O Muay Thai é muito difundido pela mídia, grandes celebridades no Brasil e no mundo exibem corpos esculturais graças a prática do Muay Thai. Isso fez desta arte marcial a modalidade do momento.
Que partes do corpo o Muay Thai trabalha?
No modo geral ele trabalha toda estrutura do corpo, mas priorizando o que mais atrai as mulheres: membros inferiores, mais especificamente quadríceps, posteriores de coxa e, claro, glúteo.
Quantas calorias são perdidas em uma hora de treino? O que é feito durante o treino?
A queima calórica e relativa está ligada também ao metabolismo do praticante, mas em média temos um gasto calórico entre 500 a 1200 calorias hora/treino. O treino é composto de exercícios aeróbicos, como corridas, agachamentos e outros. Depois passamos para um treinamento mais específico, como abdominais, pranchas e outros e depois para a parte técnica, onde são trabalhados os fundamentos específicos do Muay Thai como clinch (trabalho de domínio do adversário para efetuar golpes contundentes a curta distância), técnicas de pernas, braços, cotovelos, joelhadas, entre outros.
A partir de quantos anos o Muay Thai pode ser praticado?
Isso é relativo. Na Tailândia, por exemplo, se inicia bem cedo, a partir dos 6 anos de idade, no Brasil normalmente a partir dos 12, mais isso depende muito do desenvolvimento da criança e o acompanhamento dos pais, podendo ser iniciado mais cedo sem problema algum.
Quais os benefícios desta arte marcial para a saúde?
São inúmeros, mas os principais são autocontrole, disciplina, melhora da condição cardiorrespiratória, controle do estresse, controle do peso, tonificação muscular, além de promover também a autodefesa.
É uma arte marcial violenta? Pode ser usada para defesa pessoal?
Por si só ela é uma arte marcial extremamente violenta, uma das mais violentas do mundo em termos de eficiência em combate real, mas treinando com professores sérios e bem preparados, se torna uma arte marcial acessível a qualquer público e idade, dependendo do seu objetivo. Como defesa pessoal é extremamente eficaz se usada de maneira correta
O que é preciso vestir durante o treino?
Normalmente se usa short próprio para a prática, camiseta, bandagem, tornozeleiras e luvas específicas.
Qualquer pessoa pode praticar Muay Thai ou precisa passar por exames médicos específicos?
Qualquer pessoa não. Devemos sempre em qualquer prática esportiva procurar um médico de confiança e fazer exames adequados para que se possa saber se está apto para praticar. Lembrando que é uma modalidade que exige muito da condição cardíaca e das articulações. Portanto, todo cuidado é pouco.
Como são as competições? Ganha quem fizer o quê?
As competições são divididas normalmente entre amadores e profissionais, as categorias são separadas por peso, idade, tempo de treinamento e sexo. As categorias amadoras fazem uso de equipamentos obrigatórios como capacete, protetor de tórax, caneleiras, protetor bucal e genital, além de luvas. Já na categoria profissional é dispensado o uso de capacete, protetor de peito e canela, as lutas são vencidas pelo oponente que marcar mais golpes efetivos, ou por nocaute.
Geralmente onde acontecem as competições?
Em estádios ou ginásios com estrutura própria para as competições. Na Tailândia existem vários, sendo o mais famoso o Lumpinee Boxing Stadium e no Brasil o primeiro se chama Portuários Stadium, que fica em Santos/SP.
Quais são os cumprimentos entre pessoas que praticam esta arte marcial e o que significam?
O comprimento mais comum é levar as mãos unidas próximo ao centro da testa e proferir a palavra “sawadee krap nak muay”, ou seja, saudação ao praticante de Muay Thai. Ou “sawadee krap kru”, saudação ao professor de Muay Thai .
Há quanto tempo você pratica?
Há mais de 10 anos
Em que nível já chegou?
No momento minha graduação é décimo quarto khan sib hah Arjan ou seja, mestre. Mas não me considero como tal, acho que tenho muito a aprender; então me sinto honrado em ser somente kru, professor de Muay Thai.
Qual o grau máximo do Muay Thai? Leva tempo para atingir?
O grau máximo e o de “gran mestre” no Brasil, e praticando em órgãos sérios e competentes, leva-se mais de 10 anos para alcançar.
O que o Muay Thai representa na sua vida? O que melhorou?
Pra mim ele representa superação e honra e o que ele melhorou em mim foi a certeza de que posso me superar a cada dia.
Quem quiser praticar o Muay Thai, o que deve fazer?
Procurar primeiramente um médico e após a liberação, procurar um professor que esteja de acordo com os preceitos da arte marcial, provando ser íntegro, disciplinado, verdadeiro e acima de tudo, legalizado conforme os padrões da lei e da sociedade. Assim estará pronto para conhecer esse mundo fantástico que se chama Muay Thai.