O ex-vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, faleceu na manhã desta quarta-feira (5), aos 71 anos. A causa da morte ainda não foi informada. O corpo será velado na Câmara Municipal de Vazante, e o sepultamento ocorrerá na quinta (6), após a missa de corpo presente. Segundo informações de pessoas próximas, Antônio apresentava dificuldades para andar e falar nos últimos anos.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andrade teve forte atuação no agronegócio e na política mineira. Após chefiar o Executivo municipal, elegeu-se deputado estadual por três mandatos consecutivos (1994, 1998 e 2002). Em 2006, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados e foi reeleito em 2010. Em 2013, assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo Dilma Rousseff. No ano seguinte, tornou-se vice-governador de Minas Gerais, cargo que ocupou até 2018.
Em nota, o MDB de Minas Gerais lamentou a morte e destacou a trajetória de Andrade. “Será sempre lembrado pelo seu trabalho, fidelidade e dedicação ao MDB. Aos familiares e amigos, nosso apoio e solidariedade”.
O governador Romeu Zema destacou a trajetória de Antônio na vida pública e decretou luto oficial de três dias. “É a perda de uma personalidade que teve uma longa jornada na vida pública. Deixo a minha solidariedade a seus familiares e amigos”.
Fonte: Band Minas