Debate foi feito via Skype e aconteceu na noite desta terça-feira (7)
CARATINGA – O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco, participou nessa terça-feira (7) de um debate, via Skype, promovido pela Rede Doctum, Casarão das Artes e Cineclube Budega. O assunto tratado foi a Reforma Política.
Moreira Franco, que já exerceu os cargos de prefeito de Niterói/RJ, deputado federal, governador do Rio de Janeiro e ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República do governo Dilma Rousseff; falou sobre a proposta que foi entregue ao presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer. “Sobre sistema eleitoral, a opção que o partido tomou é pelo ‘distrital’. Sobre financiamento de campanha, nós não queremos mais que os poderosos, os ricos, formem as suas bancadas. Mas o sentimento geral nas duas casas (Senado e Câmara Federal) é de que é necessário que continue o financiamento privado. A posição do partido é que o financiamento privado deve ter a mesma natureza, o mesmo conteúdo, o mesmo caráter que o eleitor tem. A empresa fará a sua opção e só poderá escolher um candidato. E o limite de financiamento será fixado em lei, só poderá ser feito por intermédio do partido”, disse Moreira Franco.
Para o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, este é um grande passo na moralização da distribuição de recursos para as eleições.
Além disso, a Fundação está propondo o fim da reeleição e quer mandato de cinco anos. “A regra de transição é que, começando nestas eleições do ano que vem, para prefeitos e vereadores, nós tenhamos mandatos de seis anos para que a partir de 2022 possamos começar o mandato com cinco anos, sem reeleição”, argumentou.
Moreira afirmou que este é um momento importante da vida política brasileira, porque o PMDB, o maior Partido do Brasil, toma a iniciativa por meio da Fundação Ulysses Guimarães, e apresenta um trabalho importante para a Reforma Política brasileira. “Todos nós sabemos que não dá mais para continuar o sistema político que temos hoje. Então, há 40 anos filiado ao PMDB, vendo meu partido como protagonista de uma matéria tão importante e necessária ao Brasil, eu me sinto contemplado”, comemorou.
O cineclubista Vinicius Faria que vez a intermediação do debate, analisa os debates como uma das principais vertentes para a construção de uma democracia mais justa, “através dele é importante a conexão com vários pontos”.