A beleza feminina vem acompanhando por décadas estilos de moda que vão tomando força conforme sua estação. Mas o que é moda? Moda significa a maneira ou costume predominante em determinado grupo e sociedade no momento. É envolvente e capaz de contagiar mulheres pelo mundo inteiro. Uma beleza de diversos gostos e estilos, envolvendo aparência, desejo e consumismo.
Mulheres gostam de andar bem vestidas, elegantes, seguir exemplos que enchem seus olhos pela beleza, faz com que se sintam valorizadas, uma massagem ao Ego, fazendo aumentar sua autoestima; porém, temos que ter um olhar crítico para este ponto, afim que o equilíbrio entre a beleza e outros fatores sejam combinados, nada exagerado, sem dar prioridade ao consumismo, não apenas comprar, comprar e comprar, desenvolvendo comportamentos sintomáticos como a compulsão, fator que ultimamente tem aumentado cada vez mais devido a forte influência da mídia e padrões de beleza que são colocados no cotidiano.
Toda mulher tem sua beleza própria, cabe cada uma encontrar a sua, deixar a vaidade estar presente em forma de equilíbrio com sua vida. Deixar sua beleza interior refletir na exterior, sem querer exatamente àquele “padrão de beleza e moda”, obviamente, vamos acompanhando nossa época, seguindo e vestindo roupas que nos deixam mais lindas, maquiagens que nos valorizam, mas, se uma determinada roupa não fica bem, qual motivo devo vestir? Pela moda? Pela opinião alheia apenas? Primeiramente o instinto tem que partir de você e deixar acontecer para ser feliz em sua beleza, em cada moda, da forma em que se sentir bem e confortável, não deixe que o mundo ou os outros dominem o que existe de belo em você, pois mulheres têm suas belezas naturais, e que juntamente com a moda podem entrar em harmonia sem exageros e bem estar físico e emocional.
Ser mulher é poder partilhar do excêntrico e conviver na beleza de alguém sensível estando ao mesmo tempo forte na elegância de caminhar!!!
Eronise Manacés Soares é psicóloga