Em três anos o projeto já beneficiou 391 famílias do Bairro Santa Cruz, onde foi iniciado e no Bairro Nossa Senhora Aparecida; Moradores já entregaram o total de 110.225 unidades de embalagens recicláveis (quase 5 toneladas) em troca de 3.567 litros leite
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, fez um balanço da Campanha Menos Lixo Mais Leite de 2015. Desde o dia 17 de junho de 2013, quando foi lançado o projeto Caratinga +30 que a campanha “Menos Lixo Mais Leite” beneficia moradores e deixa a cidade mais limpa. Os moradores atenderam ao convite do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura participaram ativamente. A ação está inserida no Programa Viva Caratinga, lançado em maio de 2013.
Para cada quilo de embalagens recicláveis (ou 30 unidades) ou 60 latinhas de alumínio que a pessoa entrega recebe um litro de leite. São recebidas, também, outras embalagens de diversos tamanhos, sendo contados de maneira proporcional, por exemplo, uma garrafa pet de 500 ml equivalem a 4 unidades e a uma garrafa Pet de 2 litros.
Em três anos o projeto já beneficiou 391 famílias do Bairro Santa Cruz e do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Moradores entregaram o total de 110.225 unidades de embalagens recicláveis (quase 5 toneladas) e ganharam 3.567 litros leite.
Encerrando o ano de 2015
A penúltima ação do ano aconteceu na manhã de ontem e contou com o apoio do Centro Solidário de Educação Infantil José Milim.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos, Mariinha, conta que nos dias anteriores à primeira ação, em junho de 2013, esteve com a sua equipe visitando os moradores e explicando sobre a campanha. “O Departamento de Educação Ambiental, contando com o apoio de estagiários do curso Técnico de Meio Ambiente da Rede Doctum de Ensino e do curso de Engenharia Ambiental do UNEC (Centro Universitário de Caratinga) foi visitar todas as casas do Bairro Nossa Senhora Aparecida e motivar os moradores a participar do projeto ‘Menos Lixo Mais Leite’. Hoje, quase encerrando a etapa de 2015 estamos bastante satisfeitos com os bons resultados obtidos em favor do Meio Ambiente”.
Mariinha agradece o apoio dos parceiros da Prefeitura nesta Campanha. “Todos os ganharam 3.567 litros de leite entregues nas trocas, em 2013, 2014 e em 2015 foram doados por parceiros ambientais, aos quais agradecemos, pois estiveram ao lado da Prefeitura de Caratinga em várias ações ao longo dos últimos três anos. A todos o nosso muito obrigado!”.
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Álvaro Tápias, agradeceu a participação dos moradores. “Agradecemos aos moradores que participam da Campanha Caratinga de Cara Limpa. Todos os projetos que a nossa Secretaria vem desenvolvendo ao logo da Gestão 2013-2016 têm como objetivo a proteção do Meio Ambiente. O projeto “Menos Lixo Mais Leite” está inserido nesta grande campanha de Cara Limpa e tem o objetivo social de ajudar na economia doméstica, oferecendo o leite às famílias e incentivar as pessoas a colaborarem com a limpeza da cidade”.
Álvaro ressalta que a ação traz benefícios para a saúde pública. “Ao longo de 2014 e 2015 o Departamento Municipal de Limpeza Urbana retirou dezenas de caminhões de entulho do Bairro Santa Cruz e do Bairro Nossa Senhora Aparecida por meio do Programa Viva Caratinga, lançado em maio de 2013 em nossa cidade. Menos lixo significa menos insetos, como mosquitos e baratas, ratos e menos riscos de doenças como a dengue. Todos os moradores participaram desta campanha porque eles viram que os benefícios seriam para todos os caratinguenses. Muito obrigado a todos que são parceiros do Meio Ambiente”.
Parceria de Escolas
Durante a Campanha “Menos Lixo Mais Leite” na comunidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida o Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Caratinga contou com o apoio do Centro Solidário de Educação Infantil José Milim. “Agradecemos à diretora do Centro, Solange Maria Benvindo pelo apoio”, diz Mariinha.
Campanha lixo por leite
No dia 2 de outubro de 2013 moradores da Comunidade Santa Isabel participaram de palestra sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem de embalagens e receberam 500 litros de leite na segunda entrega do projeto “Menos Lixo Mais Leite”. A mobilização aconteceu na Escola Municipal Luís Antônio Bastos Cortes e contou com a participação do secretário de Serviços Urbanos, Transportes e Meio Ambiente Álvaro Tápias Chinchilla, da diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos (Mariinha), da coordenadora da Escola Maria Leles, de professores, alunos e moradores da comunidade, dentre outros.
As quase cinco toneladas de material reciclável recolhidas em três anos de Campanha foram doadas ao Moviso (Movimento Social São João Batista).