Comunidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida abraça causa em favor do meio ambiente
CARATINGA – O projeto teve início em 2013 nas comunidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Fátima. O “Menos Lixo, Mais Leite”, lançado no dia 17 de junho daquele ano, durante a agenda Caratinga +30, tem por objetivo deixar a cidade mais limpa. A proposta é que para cada quilo de embalagens recicláveis (30 unidades) ou 60 latinhas de alumínio entregue, o cidadão receba um litro de leite.
Outras embalagens de tamanhos diferenciados também são recebidas, sendo contados de maneira
proporcional. A ação está inserida no Programa Viva Caratinga, lançado em maio de 2013 e de lá para cá vem trazendo uma lição de boas práticas e consciência ambiental. No total de três anos de execução do projeto, cerca de 300 famílias foram beneficiadas, sendo recolhidas 112.225 unidades de material reciclável, que correspondem pelo menos a 4.429 quilos. Foram distribuídos 3.717 litros de leite
No ano de 2014 o projeto foi levado para o bairro Nossa
Senhora Aparecida. E lá encontrou o seu verdadeiro lar. A comunidade se envolveu e abraçou o projeto. Este ano, para garantir a continuidade da ação naquele
bairro, eles fizeram até mesmo um abaixo-assinado. Assim, o ‘Menos Lixo, Mais Leite’ fixou suas raízes no Aparecida e vem trazendo grandes resultados. Na comunidade, foram recolhidos 1.654 quilos de material reciclável.
O recolhimento dos materiais e a entrega do leite foi realizada na área externa do CEIM José Milim. Foram distribuídos 1.247 litros de leite, atingindo a cobertura de 93 famílias cadastradas no projeto.
A campanha de 2015 foi encerrada com uma festa de confraternização preparada pelo Departamento de Educação Ambiental para os moradores participantes. Apesar de ser um momento de celebração, a comunidade não deixava de lado a responsabilidade ambiental. A todo o momento, sacos e mais sacos contendo garrafas plásticas chegavam e eram acomodadas no local.
“Ficamos encantados porque realmente eles abraçaram o projeto, a comunidade todas as quartas-feiras comparecia com os seus pets, contribuindo para uma saúde melhor. A gente veio com muita alegria porque percebemos que realmente foi um que deu certo”, revela a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos, a Mariinha.
Para Mariinha, as ações praticadas pelos moradores mostram que as pessoas entendem a importância de se fazer a coleta
seletiva. “Esses pets não seriam retirados se a comunidade não acreditasse no projeto, em que trocamos leite por reciclável. O leite é apenas um complemento. O que nós mais gostamos de reiterar é que a comunidade entende a importância”.
O material recolhido em três anos de campanha já foi doado ao Movimento Social São João Batista (Moviso) e agora será levado para a Associação de Seletores de Materiais Recicláveis de Caratinga (Asmarc).
Maria do Rosário, que trabalha na Asmarc, acredita que os benefícios são visíveis para toda a população. “Esse projeto foi muito bom, a gente sobrevive disso. Ajuda a aumentar a renda, as pessoas estão colaborando. Pra nós foi muito, o leite está ajudando bastante as pessoas aqui também, então está sendo muito importante para ambos os lados”.
BENEFÍCIOS
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Álvaro Tápias, afirma que os projetos desenvolvidos ao logo da Gestão 2013-2016 têm como objetivo a proteção do Meio Ambiente. “O projeto ‘Menos Lixo, Mais Leite’ está inserido nesta grande campanha de Cara Limpa e tem o objetivo social de ajudar na economia doméstica, oferecendo o leite às famílias e incentivar as pessoas a colaborarem com a limpeza da cidade”.
Álvaro ressalta que a ação traz benefícios para a saúde pública. “Ao longo de 2014 e 2015 o Departamento Municipal de Limpeza Urbana retirou centenas de caminhões de entulho do bairro Santa Cruz e do bairro Nossa Senhora Aparecida por meio do Programa Viva Caratinga, lançado em maio de 2013 em nossa cidade. Menos lixo significa menos insetos, como mosquitos e baratas, ratos e menos riscos de doenças como a dengue. Todos os moradores participaram desta campanha porque eles viram que os benefícios seriam para todos os caratinguenses. Muito obrigado a todos que são parceiros do Meio Ambiente”.