CARATINGA – Na reunião da Câmara de Vereadores, realizada no dia 30 de junho, o vereador Diego Oliveira usou a tribuna e fez duras críticas quanto a situação em que se encontra o Cemitério São João Batista. O político falou que o lugar conta apenas com dois funcionários e que um está de férias. Diego contou que familiares das pessoas que morrem estão ajudando a enterrar seus entes queridos com apoio de funcionários das funerárias. “Isso ocorre por não ter quem ajude”, comentou na tribuna.
E o assunto repercutiu nas redes sociais, com a postagem de fotos e vídeos mostrando a situação do lugar. Uma internauta fez o seguinte comentário: “Estou extremamente decepcionada com a situação que encontrei o cemitério antes de ir sepultar minha avó. Gostaria de saber do secretário de Meio Ambiente onde estão sendo colocadas as taxas que pagamos para enterrar nossos entes com respeito e dignidade. Acho que há parte do momento que o prefeito nomeia uma pessoa, o dever dela é cuidar do cargo ao qual foi dado. Onde vamos chegar com tanto descaso?”. O comentário ecoou e muitos disseram que essa situação é uma vergonha para Caratinga.
Segundo informações, a taxa anual é de R$ 46,60 para manutenção de cada túmulo. Outra informação é que para comprar o lugar para construir o túmulo este valor é de R$ 347.
E a indignação desta internauta é confirmada com entulhos por toda parte e a falta de capina. Outra informação é que apenas dois funcionários estão trabalhando na manutenção do lugar, quando o necessário seriam oito para fazer este serviço.
REVITALIZAÇÃO
E esta situação difere do que foi visto nos últimos anos. Em 2013, a Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria de Serviços Urbanos, Transportes e Meio Ambiente, realizou a revitalização dos 12 cemitérios do município. O mutirão de revitalização contou com a participação de mais de 35 pessoas. Foram realizadas roçagem, capina, retirada de lixo e entulho, pintura de túmulos e meios-fios e lavagem das ruas dos cemitérios. Pelo menos 2.335 túmulos foram pintados no Cemitério São João Batista. Esta ação foi em preparação para o Dia de Finados daquele ano. Já em junho de 2014, cem árvores foram plantadas no Cemitério São João Batista.
O DIÁRIO entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Caratinga para saber se serviços estão programados para o Cemitério São João Batista, mas não obteve resposta até o final desta edição.