CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Transporte e Logística, está concluindo mais um muro de contenção no Bairro Santa Cruz. Moradores da Rua Itanhomi já dormem mais tranquilos. De acordo com a comunidade, o muro de contenção foi solicitado há mais de 20 anos, mas só agora está sendo construído.
“A construção deste muro, além de servir para a proteção de diversas casas que estavam em risco de desabamento, possibilitará a reconstrução do calçamento do trecho final da Rua Itanhomi, um local sem saída, permitindo que os moradores tenham acesso facilitado às suas casas”, explica o secretário de Obras Públicas, Isá Martins de Lima, em visita às obras, na terça-feira (2).
O prefeito Marco Antônio conta que a solicitação do muro foi feita durante a campanha. “Estivemos em reunião com moradores e firmamos o compromisso de construir este muro que traz mais segurança para todos e permite que a pavimentação da rua seja feita. Como o período de chuvas se aproxima, estamos trabalhando com empenho para entregar esta obra mais rapidamente. Outros muros que constavam neste cronograma também já estão em adiantada fase de construção”.
O morador da última casa que fica no final da Rua Itanhomi, Dinaldo Custódio da Paixão, de 57 anos, conta que está muito feliz com a construção do muro de contenção em frente à sua casa. “Minha casa não fica muito próxima à encosta, mas como está na parte de cima da rua, o terreno do quintal começou a ceder comuniquei a situação de risco diretamente ao prefeito Marco Antônio que se prontificou a construir o muro na parte de baixo para facilitar o escoamento de terra e facilitar a mobilidade das pessoas”.
Dinaldo fala das dificuldades de chegar à sua casa. “Eu sou deficiente físico e tenho de subir uma rampa de cimento para chegar a casa. Por falta do muro de contenção a pavimentação da rua ficou irregular e os automóveis não sobem. Por usar muletas tenho de subir de costas e ainda contar com a ajuda de outras pessoas. Agora eu acredito que todo este transtorno vai acabar porque haverá a possibilidade de um carro chegar mais próximo da porta de minha casa”, comemora.
Antônia dos Anjos Heitor, 55, é esposa de Dinaldo e conta que o casal mora há mais de 36 anos na localidade. “Sempre enfrentamos problemas por causa do desmoronamento de terras, durante o período de chuvas. As paredes ficam úmidas e danificadas e convivemos durante todos esses anos com o medo de que a casa desabasse. Hoje temos motivos para agradecer à Prefeitura por esta obra que já está quase concluída porque agora não só nós, mas todos os moradores desta comunidade podem dormir mais tranquilos”.
Outros moradores explicaram que por falta da pavimentação na Rua a coleta de lixo não pode ser realizada de maneira eficiente, pois nem as carroças sobem a rua íngreme. “O supermercado nem a farmácia fazem entregas aqui e nem há maneiras de uma ambulância socorrer um doente com a rua intransitável”, completa Antônia.
Prefeito mostra-se contente
Marco Antônio acompanha o andamento das obras e diz que está contente com os resultados. “Firmamos este compromisso com os moradores desta comunidade e estamos cumprindo o que prometemos. A construção deste muro de contenção vem resguardar as famílias dos perigos comuns com a aproximação do período chuvoso. A prioridade da nossa gestão é trazer mais segurança e mais qualidade de vida para todos, fazendo mais para quem mais precisa. Este é o lema de nosso governo”.