Projeto adotado pela Prefeitura leva educação em tempo integral para oito escolas, tornando o ensino mais atrativo e já alcança resultados positivos
CARATINGA – Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, esse é o objetivo do programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Caratinga em parceria com a SEB/MEC (Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação) e a SEE (Secretaria de Estado de Educação). Por meio do projeto, as escolas ampliam as jornadas diárias, reorganizam as grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral.
Esta realidade está presente em oito escolas mantidas pela Prefeitura de Caratinga e tem mudado para melhor a vida da comunidade atendida pelo programa. No Mais Educação, em um período os estudantes têm aula nas salas, e em outro, desenvolvem atividades oferecidas pelo programa, além do acompanhamento pedagógico.
ILHA DO RIO DOCE
Dirlene Gonçalves Silva é mãe de Saymon Daivid Gonçalves da Silva, de 10 anos. O estudante frequenta o Mais Educação na Escola Municipal Dona Sebastiana Rita Theodoro, na Ilha do Rio Doce. Para Dirlene, o Projeto trouxe uma nova realidade para a escola. “O Saymon estudava em outra escola, mas quando ficamos sabendo que aqui estavam sendo realizadas atividades como esporte, teatro, dança e capoeira, demos um jeito de matricular o nosso filho. E ele melhorou demais no comportamento e no compromisso com os estudos. Agora, ele não gosta de faltar nem um dia”.
São 35 alunos da escola contemplados pelo programa. “Podemos falar com segurança, que o desenvolvimento de atividades culturais, artes, esporte, lazer e acompanhamento pedagógico, contribuem para que a escola se torne um espaço mais atrativo para as crianças. Aqui na Ilha não havia opção de lazer e o Mais Educação supriu esta necessidade, mudando a rotina da comunidade. Outro fator positivo é que o programa tem contribuído para a melhora da disciplina e o compromisso dos nossos alunos”, observou a coordenadora do Mais Educação na Escola Municipal Dona Sebastiana Rita Theodoro, Adriana Teixeira de Oliveira Freitas.
O monitor de capoeira, José Geraldo de Souza, está há seis meses envolvido com as atividades e se diz realizado em contribuir para a qualidade de vida e do ensino. “Trabalhar com este público foi o que eu sempre quis. Este projeto trabalha, por meio da capoeira, o respeito, a educação, estimula o aluno a conhecer e respeitar o espaço do outro”.
O bom resultado do Mais Educação na Ilha do Rio Doce é comemorado pelo secretário Municipal de Educação, professor Jaider Gonçalves, que atribuiu a evolução à reformulação implantada no ensino em tempo integral. Segundo o secretário, houve reforma no currículo, incentivo à pesquisa, motivação dos estudantes, formação dos professores e melhorias nos prédios escolares. “Apostamos nesse programa para melhorar o ensino-aprendizado e o rendimento escolar. Os resultados nos deixam muito satisfeitos, a meta agora é levar o Mais Educação para 100% das escolas municipais e reproduzir o sucesso alcançado aqui”.
CORDEIRO DE MINAS
No distrito de Cordeiro de Minas, o Mais Educação atende a 70 alunos da Escola Municipal Professora Conceição Martins da Silva. Os estudantes frequentam o programa pela manhã e assistem às aulas no turno da tarde. “O objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades para a informática, para as artes, cultura, junto ao conteúdo pedagógico. Assim, eles aprendem de forma lúdica, valorizando a cultura local. E este programa deu certo e contribuiu para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola subir de 5,2 para 5,8, acima da meta que era de 5,7”, afirma a superintendente em Gestão Pedagógica, Maria Aparecida Pereira Silveira.
Maycon Moreira Guerra, de 10 anos, é aluno do 5º ano e não gosta de faltar nem um dia ao programa. “Aqui eu aprendo muito e tiro as minhas dúvidas da sala de aula. Eu gosto de informática, de produção de texto e artesanato”, conta.
A Escola oferece oficinas de tecnologia educacional, orientação de estudo, esporte e lazer, artesanato e também de brinquedoteca. “Trabalhamos a produção de lendas locais e as oficinas de letramento contando com o apoio comunidade, que se envolve com as nossas atividades”, conta a monitora de tecnologias educacionais, Noêmia Carolina Lourenço Garcia, que trabalha com alunos do 1º ao 5º ano.
MAIS EDUCAÇÃO MUDA ROTINA DA COMUNIDADE
Além dos avanços na Educação, o programa se reflete na vida da comunidade. O morador Geraldo Fauro de Oliveira, de 64 anos, que tem três netos frequentando o Mais Educação fala das mudanças na vida da comunidade. “Eu fico muito satisfeito em ver os meus netos envolvidos nestas atividades. Eles não têm nem tempo de ficar na rua, o tempo ocioso deles agora é ocupado com conhecimento. Só tenho motivos para agradecer, pois o trabalho desenvolvido aqui é maravilhoso”.
Ilda de Carvalho Roberto Marinho é mãe da Letícia Carvalho Marinho, de 10 anos, e partilha da mesma opinião. “Hoje nossos filhos estão tendo oportunidades que nós não tivemos, por isso eu fico muito feliz. Meu filho melhorou demais o rendimento na escola e, como mãe, estou muito satisfeita. É pena que nem todos os pais não trazem os seus filhos; eles estão perdendo tempo”.