A taxa de aprovação dos estudantes é maior que a média nacional
DA REDAÇÃO – Antes mesmo de concluírem o curso, 23 alunos do curso de Ciências Contábeis obtiveram aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A prova, realizada pela Fundação Brasileira de Contabilidade, aconteceu no dia 20 de setembro O resultado final foi divulgado recentemente pelo órgão em seu site oficial.
Diferentemente da média nacional, que está próxima dos 15%, os futuros contadores obtiveram mais de 70% de aprovação no exame. Segundo Lidiane Rezende, uma das alunas aprovadas, tal êxito está relacionado ao esforço e dedicação da turma e do comprometimento dos professores. “Boa parte do conteúdo aplicado em sala de aula era voltado para a prova, os professores se dispunham a tirar as dúvidas que trazíamos e nos ajudavam a resolver em sala questões de provas anteriores”, salienta.
O Exame de suficiência é uma avaliação obrigatória para técnicos de contabilidade e bacharéis em Ciências Contábeis. Através dele, estudantes – a partir do sétimo período – e profissionais da área, avaliam o conhecimento adquirido, demonstrando estarem aptos para o exercício da profissão. Após a aprovação é possível obter o registro no conselho de classe, assumindo de fato as responsabilidades provenientes da área contábil.
A prova é composta 50 questões, que abrangem, além de Português, disciplinas como Matemática Financeira, Contabilidade Geral, Contabilidade Gerencial, Custos e Perícia Contábil.
Depois dessa etapa vencida, o próximo passo dos alunos será a conclusão do curso, para então darem entrada no registro definitivo como contadores profissionais no Conselho Regional de Contabilidade.