Lançamento acontece na noite de hoje, no Auditório Professor Celso Simões Caldeira

Josephino transformou em livro a história do avô, Capitão Felisberto, que chegou à região nos idos de 1862
CARATINGA – “Janelas da Vida”. Um livro que relata uma história que começou lá nos idos de 1862 com a chegada de Joaquim Felisberto ao Córrego dos Macacos, localidade que fica na divisa entre os distritos de Dom Lara e Dom Modesto, em Caratinga. Joaquim viria a se tornar “Capitão Felisberto”, título que conquistou pela influência que passou a ter na região. Um de seus descendentes, Josephino Gonçalves, neto do capitão, se orgulha tanto de fazer parte dessa história que resolveu transformá-la em livro.
“É meu primeiro livro e nunca me imaginei nessa condição de escritor. Agradeço a Deus essa benção de poder estar lançando uma obra que conta episódios da vida do meu avô, que teve tanta influência em Caratinga. Eu trazia essa ideia apenas no pensamento e fazer disso uma concretude é algo fantástico. Comecei fazendo anotações sobre a história do meu avô para deixar como registro familiar para os meus filhos, só que as anotações foram ganhando corpo e viraram um livro”, descreve o autor.

Capa da obra livro relata episódios de Felisberto, que desbravou região na divisa entre Dom Modesto e Dom Lara.
Quando o avô que se tornou famoso chegou à região de Caratinga, segundo Josephino narra na obra, “era tudo mato e ele estava atrás de um lugar melhor para se desenvolver e desbravou essa região, fazendo certa fortuna com trabalho e conquistando o título de Capitão; minha mãe nasceu em Dom Modesto e meu avô usufruiu da fama que conquistou, virando protagonista de episódios famosos do nosso passado”.
A obra foi organizada e prefaciada pelo professor e escritor, Eugênio Maria Gomes e conta com o apoio da Fundação Educacional de Caratinga (Funec), através da Editora Funec e da Academia Caratinguense de Letras (ACL).
“Teremos uma noite cultural durante a solenidade de lançamento, com apresentação do coral e da cantora Lorena Soares, então reforçamos o convite para que as pessoas participem”, apoia o escritor, Eugênio Maria Gomes.
A venda de exemplares será toda revertida para as atividades sociais oferecidas pela Casa de Apoio, Recuperação, Ressocialização e Profissionalização Desafio Jovem El-Shaday, situada em Dom Modesto. A cerimônia de lançamento começará às 19h desta terça-feira, no Auditório Professor Celso Simões Caldeira, Campus I do Centro Universitário de Caratinga (UNEC).