CARATINGA – Em qualquer situação e atividade, nós estamos expostas a riscos, sujeitos a ferimentos e, até, traumatismos causados por acidentes. Isso pode acontecer em qualquer lugar, mas alguns ambientes parecem ser mais propícios.
Especialista no assunto, o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Caratinga, Adryel, garante que a melhor forma de enfrentar um problema é, claro, a prevenção. Mas quando não dá para evitar, é importante saber quais devem ser os primeiros procedimentos de emergência, principalmente quando se é um profissional da área da saúde. E é por isso que a Liga de Fisioterapia do UNEC, mais uma vez, convidou o bombeiro militar para ministrar uma oficina sobre o assunto, que aconteceu no Campus II do Unec, na última sexta-feira (27/09).
“Essa é a segunda vez que eu sou convidado pela Liga Acadêmica de Fisioterapia do UNEC para ministrar uma oficina aqui. Desta vez, falando sobre protocolos de atendimentos pré-hospitalar, com o foco na primeira resposta em casos de traumas. Essa é uma experiência muito rica porque assim como eu repasso aos alunos o que eu sei, eles também me ensinam, e esse compartilhamento de aprendizado é muito interessante”.
De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, Celso Júnior, a diretoria da Liga tem tido muito êxito nas escolhas das oficinas e cursos: “Sempre que presente em nossa instituição, o Adryel traz novidades, e isso faz uma enorme diferença para aqueles que estão participando. Inclusive, a Liga está muito atuante, e já está com outras datas de cursos agendadas para agregar ainda mais na formação acadêmica de nossos alunos”.
Além de proporcionar conhecimentos, a oficina também contribui para que os alunos dos vários períodos da Fisioterapia e até da Medicina estabeleçam e fortaleçam vínculos, e troquem experiências.
“Desde o início o objetivo da Liga é trazer aulas que vão somar no nosso currículo, na nossa grade de matérias. E nestes momentos de oficinas e cursos a gente também acaba, além de ganhar conhecimento, socializando com outros colegas”, disse a estudante do 7º período de Fisioterapia, Bruna Gomes.