CARATINGA – No dia 9 de outubro de 2014, foi assinado convênio entre o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), a Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC), que é a mantenedora do Centro Universitário de Caratinga (UNEC); e a Prefeitura de Caratinga. Este ato foi considerado um importante passo para reestruturar o setor de saúde em Caratinga. Ao longo deste período, a FUNEC fez importantes intervenções no HNSA, como a inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI). Na manhã de ontem, outro passo crucial foi dado com o lançamento do serviço de telemarketing. A solenidade aconteceu no auditório do Hospital, onde os funcionários puderam conhecer o projeto.
A apresentação do serviço de telemarketing foi feita pelo administrador do HNSA, Arthur Ferreira da Silva Júnior. Ele é o ‘pai da ideia’ e conta que teve este insight após participar de um encontro nacional reunindo captadores de recursos. O administrador também revelou que o telemarketing tem sido usado por outros hospitais brasileiros na busca por alternativas e soluções para reverter
o quadro da área da saúde. “Fui enviado pela FUNEC para este encontro e lá tomei conhecimento de algumas estratégias para captar recursos. Logo notei uma oportunidade excelente para ajudar uma instituição quase centenária, como é o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora”, explicou o administrador.
Para Arthur Júnior, alguns fatores são preponderantes para que a ideia seja abraçada pela população de Caratinga e região. “O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora goza de grande credibilidade junto à sociedade, atende uma região onde vivem quase 250 mil pessoas e faz um trabalho filantrópico. Então temos como envolver as pessoas que vivem nessa microrregião. Se cada um fizer sua parte, por pequena que seja, vai fazer muita diferença no cotidiano do Hospital”, ponderou Arthur Júnior.
Apesar de ser lançado oficialmente somente nesta quarta-feira (18), o administrador do HNSA conta que já há grande envolvimento por parte da população. “As atendentes tem feito as ligações e as pessoas tem prontamente aderido ao convite, mostrando muita solidariedade neste momento”, discorreu o administrador.
Arthur Júnior frisou que será prestada conta de tudo o que for arrecadado. “A sociedade pode ter a certeza que será informada de toda arrecadação, pois trabalhamos com transparência”, ressaltou.
Se Arthur Júnior é o ‘pai da ideia’, uma equipe coordenada pelo gerente de captação Aluísio Palhares é quem está dando vida ao projeto. Palhares, que fez um curso de capacitação de recursos junto a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) especificamente orientá-lo neste projeto, falou da importância deste serviço. “O telemarketing é um dos meios de ajudar nesta arrecadação, pois os recursos oriundos, tanto do governo federal quanto do estadual, são insuficientes para arcar com as despesas do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, já que a instituição atende a uma microrregião composta por 13 municípios, com números que ultrapassam a 200 mil habitantes, isso sem contar a BR-116, que infelizmente faz com que muitas pessoas precisem dos serviços de nosso Pronto Atendimento”, observou o gerente.
De acordo com Aluísio Palhares, essa campanha é voltada para ajudar no custeio das despesas que envolvem o tratamento médico, ou seja, pessoal, equipamento e medicamento. “Nosso objetivo ainda é melhorar a estrutura física do Hospital. Queremos contar com a ajuda da população. O Hospital é o único na região de atendimento de emergência. Este atendimento é gratuito e então é a única opção para atender a população”, destacou o gerente de captação.
Quem quiser fazer sua doação, basta ligar para o telefone (33) 3322.6410. As atendentes ainda farão contato com a população e passarão informações sobre esta iniciativa. “Também foi aberta uma conta específica para este fim no Sicoob Saúde (agência 3353, conta corrente1682-9). Ela está em nome do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e nós garantimos a lisura e a prestação de contas”, assegurou Aluísio Palhares.
O gerente disse ainda que quem puder ajudar, “para que ajude de coração”. Ele fez referência a um versículo bíblico (Mateus 6:3) para ilustrar seu raciocínio. “O que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber. Então espero que as pessoas tenham o propósito de ajudar ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, pois, graças a Deus, ele funciona há 98 anos e em nenhum dia este hospital fechou suas portas. Então essa campanha é para manter essa porta aberta”, concluiu Palhares.
Ao final, o professor Antônio Fonseca, reitor do UNEC, parabenizou a equipe responsável pela instalação do serviço de telemarketing. O reitor reforçou o caráter sério e a credibilidade do HNSA. “Eu faço questão de ser doador, pois sei que o dinheiro será bem aplicado”, comentou Fonseca.
O reitor recordou um fato relacionado à sua infância para tratar da atual situação. “O Hospital sempre contou com ajuda do povo. Quando eu era criança, meus familiares pediam e eu entregava sacos com laranja ou feijão para o hospital. Sentia-me feliz por isso. Ajudar aos outros nos faz bem”, ensinou o professor. Fonseca ainda recorreu à frase do norte-americano John Andrew Holmes para mostrar a importância do gesto de doar: “Não existe exercício melhor para o coração do que se inclinar e levantar pessoas”.
“Com a ajuda de todos iremos salvar o Hospital”, convocou o reitor Antônio Fonseca ao final de seu pronunciamento.