FUNEC-CASU realizaram o lançamento do 3º Volume da Coleção EQUOTERAPIA – Teoria e Prática no Brasil em Belo Horizonte na Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
BELO HORIZONTE – Já está no mercado o mais novo trabalho técnico-científico de referência sobre a prática da Equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo com o objetivo de alcançar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. O lançamento do 3º Volume da Coleção EQUOTERAPIA – Teoria e Prática no Brasil foi realizado, com sucesso, pela FUNEC – Fundação Educacional de Caratinga, mantenedora do CASU – Centro de Assistência à Saúde UNEC. Participaram organizadores e escritores do livro que foi apresentado ao público na noite de sexta-feira (21), durante o Encontro Mineiro Técnico-Científico de Equoterapia e o Encontro Mineiro de Equoterapia, em Belo Horizonte, evento da programação da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.
Participaram do lançamento o diretor-administrativo do Casu, Arthur Ferreira a Diretora do Incisa – Instituto de Ciências da Saúde do UNEC, professora Raquel Carvalho Ferreira e a diretora de Assistência do Casu, Paula Botelho, ambas palestrantes do Encontro Técnico-Científico de Equoterapia.
O livro Equoterapia – Teoria e Prática no Brasil foi apresentado pela presidente do InPar – Instituto Paraíso, Geralda Aparecida Otone (Neném) que explicou como o 3º Volume dá continuidade à coleção. “Essa é uma obra científica que abrange várias áreas da Medicina, sendo o primeiro lançado sobre a Equoterapia na qual apenas uma raça é utilizada, o Mangalarga Marchador. Foram muitos meses de pesquisa e dedicação para compilar um vasto material baseado em comprovação científica sobre como é importante a utilização do cavalo como instrumento para trazer melhoras significativas às pessoas com diversas patologias clínicas e psicológicas”.
De acordo com participantes, o lançamento do livro foi um sucesso. “O livro Equoterapia é hoje a maior referência do assunto no Brasil. Nesse terceiro volume os autores apresentam uma atualização da dinâmica de boas práticas e protocolos que ressaltam a melhora da qualidade de vida dos praticantes da Equoterapia no Brasil e no exterior”, explicou a diretora geral do CASU, a médica Daniela Fonseca Genelhu Soares.
O psicólogo Edcarlos Freitas, um dos organizadores do 3º Volume, conta que da obra participam mais de cinquenta colaboradores. “Este livro reúne um conjunto de artigos elaborados por mais de cinquenta colaboradores de todo o País e traz técnicas inovadoras para a reabilitação com esse novo método terapêutico”.
Estiveram presentes o presidente da ABCCMM – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga, Daniel Figueiredo Borja; o presidente da Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia – Jorge Dornelles Passamani; o deputado Estadual Dinis Pinheiro, motivador da Equoterapia em Minas Gerais. O presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Márcio Hakuna, criado da Lei de Concessão de Equoterapia em Itaúna – MG.
EQUOTERAPIA – Teoria e Prática no Brasil
Os organizadores da obra são: Daniela Fonseca Genelhu Soares, Edcarlos Freitas Pinto, Geralda Aparecida Otone, Marlise Almeida da Silveira, Raquel Carvalho Ferreira, com o apoio técnico de Alessandra Vidal Prieto, Andréia Gomes Moraes, Sérgio de Souza Cirillo e Vera Maria Horne da Cruz.
Os autores e organizadores (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e instrutores de equitação) pretendem oferecer mais uma contribuição para uma atualização da dinâmica de boas-práticas e protocolos preconizados, por meio do conteúdo de referência disponibilizado, alcançando número significativo de pessoas envolvidas com a melhora da qualidade de vida dos praticantes da Equoterapia, no Brasil e no exterior.