CARATINGA– Voluntários e convocados para trabalhar nas Eleições 2022 começaram a ser nomeados pela Justiça Eleitoral. A reportagem conversou com os chefes de cartório Arilson Carvalho (72ª zona eleitoral) e Fabrício Rezende (71ª zona eleitoral), que detalharam os procedimentos. Ao todo, 1.940 mesários serão convocados na área de abrangência do Cartório Eleitoral de Caratinga.
Arilson destaca o início da montagem das mesas receptoras, que são os mesários que vão trabalhar nas seções esse ano. “Temos mesários que se voluntariaram, então, eles têm a preferência para serem convocados e como não temos o número de mesários voluntários suficientes para compor todas as mesas, nosso sistema de convocação já, de acordo com o perfil determinado, seleciona eleitores para preenchimento dessas vagas. O próximo passo agora é a publicação do edital, através desse edital damos ciência à convocação desses mesários”.
Conforme Arilson, as pessoas convocadas aos trabalhos eleitorais recebem uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral (carta de convocação), fisicamente ou em formato eletrônico. “A 72ª vai convocar em torno de 940 mesários e tão logo a gente publique o edital, começamos a expedir as cartas convocando oficialmente esses eleitores, dando ciência de que eles foram nomeados mesários para as Eleições 2022”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) costuma chamar os mesários de “embaixadores da democracia”. Arilson destaca o papel destes eleitores. “É de eventual importância o trabalho dos mesários. Não conseguimos realizar as Eleições sem a atuação deles. Se imaginar que a 72ª está em seis municípios, em quase 50 locais de votação, mais de 60 mil eleitores, só consegue chegar até a urna eletrônica e exercer o voto, graças ao trabalho dos mesários”.
Em 2022, os mesários terão duas modalidades de treinamento. “Na carta de convocação eles serão cientificados dessas opções, uma é o aplicativo mesário, que poderá baixar na loja de aplicativo do seu celular ou também poderá realizar um treinamento diretamente no site do TSE. Ambos os treinamentos vão gerar para ele uma declaração ao final, que dá direito a dois dias de folga pelo treinamento. A data limite para as convocações é 3 de agosto, entretanto, em virtude de algumas situações como mesários que apresentam atestados de saúde ou outros compromissos, com autorização do juiz eleitoral são dispensados e são convocados novos mesários. Essa convocação às vezes ocorre até o sábado, véspera da eleição, de acordo com algum evento que venha a acontecer”, afirma Arilson.
Fabrício explica que na 71ª zona eleitoral são 1.000 mesários divididos em 40 locais de votação. Ele destaca os principais benefícios. “O mesário tem direito ao pagamento de auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45; direito a dois dias de folga por dia de trabalho e, também, dois de folga pelo dia do treinamento. Mesmo que a pessoa faça o treinamento via internet, tem direito a dois dias de folga. A maioria dos mesários hoje são voluntários e a tendência é aumentar cada vez mais em virtude das vantagens e da colaboração com exercício da democracia”.
Interessados em ser mesários podem entrar em contato com o cartório através dos telefones 3321- 5144/3321-5155, ou se cadastrar pelo site da Justiça Eleitoral.
- Arilson Carvalho (chefe cartório 72ª zona eleitoral) e Fabrício Rezende (chefe cartório 71ª zona eleitoral)
- Ao todo, 1.940 mesários serão convocados na área de abrangência do Cartório Eleitoral de Caratinga (imagem ilustrativa)