CARATINGA- No final da tarde de ontem, o ex-prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine Gonçalves e a ex-secretária de Fazenda, Angelita Carla Nacife Ferreira Lelis, deixaram o presídio de Caratinga e foram encaminhados à prisão domiciliar.
Na noite de sexta-feira (6), o desembargador relator, Alexandre Victor de Carvalho, da 5ª Câmara Criminal – Unidade Raja Gabaglia; decidiu acatar os pedidos de reconsideração de liminar, substituindo a prisão preventiva pela domiciliar, por ausência de estabelecimento prisional adequado no município de Caratinga. João Bosco e Angelita tinham direito à cela especial, pois possuem diploma de ensino superior.
O juiz da Comarca de Mutum, que responde pelo plantão da Comarca de Caratinga neste final de semana recebeu o ofício para expedição de alvará de soltura, que foi cumprido durante a tarde. Apesar de abatidos, João Bosco e Angelita foram transferidos de maneira tranquila e recepcionados por seus advogados e familiares. A ex-secretária de Fazenda saiu às 17h15 e o ex-prefeito às 17h30. Em rápida fala à imprensa, Pessine agradeceu as orações e confiança do povo.
Dos investigados pela “Operação Império” em Caratinga, somente o funcionário público efetivo, Leonardo Machado Figueiredo permanece no presídio de Caratinga. Fernando Maia já cumpre prisão domiciliar, desde que a liminar impetrada por seus advogados foi deferida devido à falta de Sala de Estado Maior, direito previsto no Estatuto do Advogado.