Você está para decidir algo muito importante. E daí?
Nossa ideia sobre Jesus é muitas vezes “hollywoodiana” –
Sim, Ele tinha poderes “sobrenaturais”, e esteve diretamente envolvido em nossa “composição” – em outras palavras, Ele sabe tudo sobre nós.
E, com certeza, com aquela visão super super Alfa-Ômega, Ele consegue ver através de qualquer tipo de máscara…
Melhor ainda: Ele consegue dar um diagnóstico EXATO do que nós, humanos, precisamos.
Mas, afinal, e voltando à pergunta inicial, Jesus precisava orar? Por quê?
A vida Dele é relatada por 4 evangelistas. No nosso caso de hoje, Lucas, o evangelista que foca a Humanidade de Jesus, nos conta – no cap. 6, vers.12 -, que na véspera da grande decisão de escolher Seus Doze Discípulos, que levariam adiante Sua missão, – portanto, algo extremamente importante, “Ele foi para uma montanha para orar, e continuou a noite toda em oração a Deus.”
A noite toda! No topo de uma montanha! Sozinho!
“Então,’ quando já era dia, ‘Ele chamou seus discípulos, e escolheu [deles] os Doze’”.
Outro exemplo, bastante semelhante, achamos um pouco mais adiante, e novamente, antes de outro grande momento em Sua jornada.
Você se lembra quando Ele perguntou para eles o que as pessoas falavam Dele? (Não que Jesus gostasse de fofoca! Creio que Ele perguntou isso mais por nossa causa – principalmente, para nós, nessa época de tanta notícia fake.)
Foi, porém, a oportunidade para Pedro falar de coração aberto e dizer, com todas as letras, mas também, não entendendo o que dizia: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
Com esses dois exemplos podemos ver como Jesus se preparou para etapas novas e transformadoras em Sua vida. Foi com essa busca espontânea, resoluta, de estar em oração, em conversa solitária com Deus.
Assim, objetivamente, a oração nos concede uma visão mais clara das coisas, e inclusive, das pessoas ou situações com as quais precisamos lidar.
Por isso, Ele nos ensina a levar nossos planos, alvos e propósitos – bem como problemas, dificuldades (com pessoas também!) – diante do trono de Deus.
Lá você (e eu também!) podemos testar tudo e todos na medida que conversamos com o Senhor do Universo.
Com emoção posso dizer: quanta coisa errada que eu pensava ou estava para fazer que pude reconhecer ali na presença do Deus vivo, e corrigir, e não errar na decisão!
O conselho principal aqui é que não devemos iniciar nada grande ou novo – na verdade, tudo o que quisermos fazer – até que perguntemos lá no silêncio do lugar secreto: – Senhor, o que queres que eu faça? Como tu vês isso, ou essa pessoa? Qual é tua opinião?
É bom sempre lembrar da primeira coisa que Jesus nos ensinou em Sua oração modelo: que Deus é nosso PAI. Por isso, não esqueça: – Pai Nosso que estás no céu…
Por experiência, cada pai consciente e bem-intencionado com seu filho, espera que ele compartilhe suas questões, fale com ele quando está para fazer algo novo, etc.
E mais: por outro lado, não há nada mais amargo para um pai do que quando seu filho ainda imaturo, começa a decidir coisas sérias sem consultá-lo. Não há dúvida que isso dói no coração de quem sinceramente quer ajudar.
Por outro lado: quando você se aconselha com o seu pai e não guarda segredos – porque você confia nele, e sabe que ele é seu amigo, que quer o melhor para você -, isso poderá guarda-lo de fazer erros e de muitas dores de cabeça. Você pode aprender com ele também a julgar as coisas – isso fará com que você se sinta bem mais seguro!
Quem sabe é você que está para fazer uma decisão importante, que irá mudar sua vida! É para você que escrevi esse artigo hoje.
Se você aprender com o costume e exemplo de Cristo – de orar antes de planejar e antes de agir, antes de uma DECISÃO, você estará fazendo a coisa certa – e fará menos erros, e será bem mais feliz!
Imagine: Se Jesus precisava orar, quanto mais eu!
Palavra de amigo: – Não deixe de fazê-lo – comece ainda hoje!
Que esse aniversário de nossa Caratinga – 173 anos! – marque também um novo começo na vida de cada um de nós!
Que aqui em Caratinga Deus encontre muita gente fiel na oração fervorosa, confiante, buscando a presença Dele, e alegrando o Seu coração!
Isso mudará tudo!
Parabéns, Caratinga!
Rev. Rudi Augusto Krüger – Diretor, Faculdade Uriel de Almeida Leitão; Coordenador, Capelanias da Rede de Ensino Doctum – UniDoctum [email protected]