Dia 29 de outubro próximo passado, foi fundado o Instituto Cléber Godinho. Ele foi médico oftalmologista por muitos anos. Começou atendendo em Caratinga, depois fixou consultório em Belo Horizonte no Instituto de Olhos BH. Considerado um dos médicos mais capacitados no ramo, ganhou o título de Papa de Lente de Contato. Além da competência como médico, era extremamente caridoso e atencioso angariando um número superlativo de amigos.
Faleceu no dia 2 de janeiro de 2018, por coincidência é o dia de nascimento de Santa Teresinha de quem ele era devoto.
Diante sua vida cheia de benefícios e amizade, cheia de cuidados para com todos que o procuravam, os filhos edificaram um Instituto com seu nome.
O dia escolhido para a inauguração, foi justamente o dia de seu aniversário natalício. Completaria 80 anos.
Ao adentrar o local, senti forte emoção. Seu retrato figurava na estrada e nos vários consultórios dessa clínica. A olhar a foto na qual ele está sorrindo com aquele seu jeito simples e sorriso sereno. Muitas lembranças povoaram minha mente. Lembrei-me do irmão carinhoso, das nossas conversas, de suas anedotas que puxavam o nosso riso tempo inteiro. Vi seus filhos reunidos: Juliana, Isabela e Rodrigo. Juliana, a primeira filha que, sendo arquiteta, projetou aquele espaço com muito gosto e extremo carinho. Isabela, considerada o rabinho do pai, por tê-lo acompanhado sempre. E Rodrigo que considerava o pai como seu exemplo maior.
A Ana, sua esposa, estava lá com lágrimas, mas muito feliz. Conversamos e ela recordava de tudo que viveu com ele, sendo uma mulher companheira e muito querida por um esposo leal, que soube lhe dedicar o afeto mais profundo.
Abaixo do retrato dele, na sala da recepção, estava escrito: Nossa gratidão pelo exemplo de amor em tudo o que fez! O seu legado continua.
Todos os amigos e amigas presentes, falavam da sua atuação como médico e de sua amizade que conquistava a todos de forma indelével.
Depois do coquetel, sua filha Isabela falou aos presentes: “Dia 29 de outubro, o dia em que papai completaria 80 anos, nos preparamos para receber visitas mais do que especiais, grandes amigos e ilustres profissionais, que não mediram esforços para estar conosco neste dia e trazer novamente para nossa família a alegria que o dia 29 de outubro teve para nós. Vocês nos mostram o prazer de uma amizade, a força de uma oração e a alegria de uma torcida. Obrigada, e mil vezes obrigada… Além de ter tornado nosso dia feliz e especial, fez-nos sentir muito amados e honrados com a presença de vocês. Amamos infinitamente. Despeço-me com uma prece: que a estrada se abra a sua frente. Que o vento sopre levemente em suas costas. Que o sol brilhe morno e suave sobre sua face. Que a chuva caia de mansinho sobre seus campos. E, até que nos encontremos de novo, que Deus os guarde na palma de Sua mão.”
Muito merecida a homenagem. O Cléber merece por seus dons, suas virtudes, por sua arte de ser um médico iluminado pelo divino mestre.
Que lá do céu, ele esteja vendo todo esse carinho que seu amor conquistou.
Marilene Godinho