CARATINGA – Com o objetivo desenvolver ações de promoção da cidadania, o Centro de Assistência à Saúde Unec (Casu) lançou no último sábado (23) o Instituto Casu Social. O início das atividades aconteceu durante uma festa para a comunidade Rainha da Paz, no bairro Santo Antônio, onde funciona o primeiro núcleo da iniciativa.
O local recebeu decoração típica de festa junina, as crianças puderam brincar na cama elástica, comer algodão doce e canjica, além de ganhar brindes. Em meio às atrações da festa, os presentes ao evento puderam realizar inscrições para os serviços que serão
oferecidos pelo instituto a partir de agosto. “Chamamos as pessoas a conhecer a nova programação. Aqui já funcionava a Cantina Rainha da Paz há cerca de 15 anos, atendendo mais de 50 crianças. Agora somamos forças com a Funec e o Casu para ampliar as atividades”, explica Marcia Martins, coordenadora do núcleo do Instituto Casu Social.
De acordo com Daniela Fonseca, diretora-geral do Casu, o instituto se dispõe a atuar nas áreas de educação, saúde e social, acolhendo todas as idades. “Observamos com o passar do tempo a necessidade de realizar mais ações de responsabilidade social, que é uma característica da Fundação Educacional de Caratinga. Então surgiu a oportunidade de assumirmos esse espaço. Vamos dar assistência toda a família, de crianças a idosos, com atendimento médico e psicológico, serviço social, capacitação de jovens, entre outros”, conta.
Em breve, o Instituto Casu Social pretende inaugurar núcleos em diferentes pontos da cidade. “Inicialmente vamos atender a comunidade Rainha da Paz e todas as vizinhas. É um projeto muito amplo, que está sendo pioneiro aqui e que pretendemos expandir para outras comunidades”, declara Daniela Fonseca.
A diretora do Casu lembra também que recentemente foi reativada a Farmácia Solidária, outra atividade de cunho social mantida na unidade de saúde. Por meio dessa iniciativa, profissionais de Farmácia recolhem doações de medicamentos e os distribuem gratuitamente a pacientes com receita médica, prestando as devidas orientações sobre seu uso.
TRANSFORMAÇÃO DE REALIDADES
Para a equipe, uma das características marcantes do Instituto Casu Social é a abordagem no sentido de fortalecer vínculos pessoais, sobretudo familiares. “É importante atuar não só com o indivíduo, e sim com a família. Para o indivíduo sair de uma situação de risco social, superar algumas vulnerabilidades, temos que acionar as políticas públicas, e o foco delas precisa estar no grupo familiar”, afirma Sara Araújo, assistente social.
Ainda segundo Sara Araújo, a abrangência no atendimento permite uma efetiva transformação na vida das pessoas que utilizam os serviços do instituto. “Queremos mudar futuros. Todos os profissionais que aqui estão acreditam nisso, acreditam que é possível mudar realidades. Basta trabalharmos em parceria, unirmos forças”, destaca.