Com 86 milímetros em apenas uma hora, a cidade é a quarta em lista de maiores registros no fim de semana
CARATINGA – Alguns temporais voltaram a atingir parte do Sudeste do Brasil neste fim de semana, trazendo um pouco de alívio para a seca que vem predominando na região, de acordo com dados divulgados pelo Climatempo. No sábado (25), a chuva mais forte aconteceu entre o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro, e neste domingo (26) os temporais atingiram a faixa leste do Estado de São Paulo e chuva volumosa chegou a causar transtornos no Espírito Santo e em parte do Vale do Rio Doce.
As áreas de instabilidade que estão atuando sobre o Sudeste formaram muitas nuvens sobre a região, que foram reforçadas neste domingo pelo ar quente e úmido do Espírito Santo. Choveu forte em áreas do sul, serra e Grande Vitória. Segundo medições do INMET, em apenas uma hora (entre 15h e 17h, horário local) choveu pelo menos 51 milímetros na capital capixaba, volume suficiente para alagar várias áreas da cidade. Nesse mesmo período, o INMET também registrou 86 milímetros de chuva em Caratinga.
A previsão para esta semana ainda é de chuva na cidade. Para hoje, são esperados 28 milímetros. Meteorologistas acreditam em trégua das chuvas, somente no sábado (1° de novembro). Para alertar a população sobre o período chuvoso, o secretário de Defesa Civil, Isaías Borges, receberá a imprensa hoje, onde vai trazer ainda mais dados sobre as chuvas em Caratinga.
Entre a tarde de sábado e a tarde de domingo, volumes consideráveis de chuva foram registrados em Minas e no Espírito Santo. Confira os maiores valores de chuva registrados pelas estações automáticas do INMET entre 16h do dia 25 e 16h do dia 26, onde Caratinga aparece em quarto lugar na listagem: