INHAPIM – De acordo coo o Ministério da Saúde, o Brasil tem um novo caso de dengue a cada cinco minutos. Isso é resultado de uma epidemia que assola todo o país. Em Inhapim, a população também tem sido vítima da dengue. Até o presente momento a Secretaria Municipal de Saúde registrou mais de 250 casos, incluindo perímetro urbano e rural.
Diante da preocupante situação, a Prefeitura tomou medidas emergenciais para que o surto seja controlado e a propagação do mosquito interrompida. Além das tradicionais campanhas de conscientização na rádio local, internet e mídias volantes, a Prefeitura aumentou consideravelmente os estoques de soros e medicamentos para controlar a epidemia.
Na manhã da última quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma grade remessa de remédios e insumos para abastecer os postos e unidades básicas de saúde. Foram adquiridos: soro fisiológico, soro glicosado e soro de reidratação oral, seringas, Dipirona, Paracetamol, Plasil, Histamim e outros. Os medicamentos estão sendo destinados aos PSFs, ao Posto de Saúde Central e também ao Hospital São Sebastião de Inhapim. A aquisição foi feita com recursos da deliberação CIB-SUS/MG Nº 1.721, DE 29 DE JANEIRO DE 2014. O recurso “aprova o incentivo financeiro, de forma complementar, para execução das ações de vigilância e controle vetorial, mobilização social e assistência a pacientes com suspeita de dengue”.
Mas a Prefeitura sabe que apenas medicar não é a principal solução é necessário fazer uma mobilização social para que a dengue possa ser controlada por isso designou à Vigilância Epidemiológica em parceria com Secretaria de Obras para realizarem um mutirão de limpeza urbana. Além de mão de obra humana para formar equipes, caminhões para limpeza de lotes vazios nos pontos estratégicos também foram disponibilizados.
Outra ação desenvolvida pela prefeitura é o tratamento focal. Os agentes comunitários de Saúde suspenderam as atividades rotineiras para atuar na visita de Combate a Dengue realizando tratamento focal (aplicação de larvicida) e eliminação de criadouros.
Nas próximas semanas Inhapim receberá um caminhão de UBV (Fumacê) que foi solicitado junto à GRS (Gerência Regional de Saúde) para aplicação de larvicida nos principais pontos de foco.
Em contrapartida às ações realizadas pelo governo municipal é importante que a população também atue no combate. Cada cidadão pode fiscalizar sua casa, seu terreno e os arredores, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. Limpando e tampando caixas d’água e retirando os lixos e pneus e colocando areia nos vasos de plantas. A dengue é combatida quando há o empenho e a conscientização de todos.