
Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosa Maria Martins, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lívia Maria Siqueira Fernandes
Tema será Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades
CARATINGA – Nesta segunda-feira (15), data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal do Idoso anunciam a realização da I Conferência Municipal do Idoso.
Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, a I Conferência Municipal do Idoso será realizada no próximo dia 3 de julho, sexta-feira, das 13 às 17 horas, no Lar dos Idosos Monsenhor Rocha, Rua Deputado Dênio Moreira de Carvalho, 1139, bairro Santa Cruz. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades, interessadas no tema.
A secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira, define a I Conferência Municipal do Idoso como um marco na política pública voltado ao idoso. “Este será um momento ímpar, com participação de diferentes segmentos da sociedade”.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosa Maria Martins, convida a população a participar da I Conferência. “Queremos a participação dos idosos e também dos jovens de Caratinga neste evento. A Conferência serve para criar estratégias e políticas públicas voltadas ao idoso e os objetivos são discutir e avaliar ações já realizadas e promover a participação popular nos debates que envolvam os direitos da pessoa idosa”.
PROGRAMAÇÃO
A programação conta com plenária para leitura e aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal do Idoso, seguida da Conferência Magna com o tema do evento: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, acompanhada de debate.
Depois, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho serão formados para discutir quatro eixos. São eles: Gestão (Programas, Projetos, Ações e Serviços); Financiamentos (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); Participação (Política e Controle Social); e Sistema Nacional de Direitos Humanos.
Depois da discussão os grupos se juntarão em Plenária para análise com apresentação das propostas discutida em cada um deles.