Sistema é adotado pelo CASU para atender pacientes de baixo risco com rapidez e qualidade
CARATINGA – Há aproximadamente um mês, o Centro de Assistência à Saúde Unec (CASU) oferece em Caratinga o serviço de Hospital-Dia. Através dele, pacientes com enfermidades consideradas de menor complexidade (casos que não se encaixam em urgência e emergência) podem contar com assistência médica adequada sem enfrentar longas filas. O atendimento acontece das 07h às 19h de segunda a sexta-feira (inclusive aos feriados) no CASU, situado à Rua Niterói s/n Bairro das Graças, próximo ao campus II do Unec.
De acordo com a diretora de Enfermagem do CASU, Paula Cristina Botelho, muitos dos pacientes chegam ao local encaminhados por outras instituições de saúde, mas ela lembra que todos podem procurar a instituição por conta própria. “O paciente pode vir da própria residência, se ele começar a sentir um mal estar geral, se estiver com febre, com um quadro de náusea, de vômito, uma diarreia. Nosso atendimento é somente para pacientes adultos, as crianças devem ser levadas ao Pronto Atendimento Infantil”, esclarece. É necessário que o enfermo leve um documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.
Para classificar o risco dos casos, a instituição utiliza o Protocolo de Manchester – sistema internacional de avaliação de acordo com os sinais e sintomas apresentados por cada paciente. Assim que a pessoa chega ao CASU, passa por uma triagem e recebe o devido encaminhamento. “Se for um atendimento de menor complexidade, ele recebe uma avaliação clínica aqui mesmo. Em caso de atendimento de maior complexidade, ele é estabilizado na unidade e posteriormente transferido para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora”, conta a diretora de Enfermagem. Se a enfermidade for tratada no próprio CASU, o paciente é liberado no mesmo dia para voltar para casa.
TRATAMENTO HUMANIZADO
Entre as vantagens da implantação do sistema no CASU está a divisão de pacientes entre as instituições de saúde da região. Paula Cristina Botelho destaca que a demanda do Pronto Atendimento Municipal (PAM) foi reduzida graças ao serviço. “Às vezes o paciente tem a necessidade de tomar uma medicação por via venosa, mas não caracteriza quadro de urgência e emergência para que ele permaneça lá. Como a demanda é alta, o tempo de espera aumenta mesmo”, explica. “A criação do nosso Hospital-Dia aqui veio a auxiliar o município nessa diminuição da demanda e do tempo de espera pra esses pacientes”.
Os procedimentos acontecem de forma humanizada. A afirmação é do lavrador José Ferreira de Souza, morador do distrito de São Cândido. Duas vezes por semana, ele vai até o CASU para se tratar de feridas nas pernas, e conta que todo o tratamento dispensado a ele é de qualidade. “De todas as clínicas e hospitais em que já estive, até em Ipatinga, o melhor atendimento que já tive foi no CASU. As enfermeiras tratam a gente com a maior gentileza. Além de mim, mais três pessoas vêm de São Cândido fazer curativo aqui, e está todo mundo muito satisfeito”, revela.