O câncer de mama masculino é evento raro. Somente 1% dos cânceres de mama acontecem no homem, ou seja, a cada 100 diagnósticos novos de câncer de mama 99 são em mulheres e apenas um em homens. Isto se deve possivelmente à presença da hepatopatia crônica infecciosa e da cirrose hepática, que promovem um aumento dos níveis de hormônios sexuais femininos nos homens (hiperestrogenismo).
Apesar de se apresentar clinicamente de forma similar nos homens e nas mulheres, os homens frequentemente descobrem a doença em fases mais avançadas. Isso acontece por desconhecerem a possibilidade de desenvolverem câncer de mama e por questões socioculturais, o que leva a uma demora na busca por auxílio médico de um mastologista. Os principais fatores de risco para o aparecimento de câncer de mama no homem são: Idade, história familiar de câncer de mama, Cirrose hepática, Obesidade.
O paciente com câncer possui direitos especiais na legislação, como auxílio doença, tratamento fora de domicílio, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Fonte: Site do Senado Federal
REFERÊNCIAS:
Senado Federal. Direitos dos pacientes com câncer. Disponível em: <https://senadofederal.tumblr.com/post/131164243377/a-constitui%C3%A7%C3%A3o-federal-assegura-que-sa%C3%BAde-%C3%A9>. Acesso em: 27 set. 2019.