Sérgio Stevanato recebe medalha
CARATINGA – Um dos mais conhecidos e respeitados engenheiros agrônomos de Caratinga, Sérgio Stevanato, foi contemplado com a medalha de Mérito Cafeeiro, outorgada pela Fundação Procafé. Natural de Guararapes, no interior de São Paulo, Sérgio mora em Caratinga há 45 anos, com passagem, no período, por Belo Horizonte, entre 1978 e 1986, onde chefiou a seção técnica do SERAC. Na unidade, coordenou a implantação do Parque Cafeeiro do Triângulo Mineiro, Jequitinhonha e região do Centro-Oeste mineiro. “Por minha vivência de Minas, me considero ‘mineiro’ e caratinguense de coração” afirma Stevanato.
Formado pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz – a renomada ESALQ de Piracicaba, em 1967, um ano depois ingressou nos quadros do extinto Instituto Brasileiro do Café 9IBC, sendo designado para o GERCA, onde fez curso de especialização em fotointerpretação no Centro Pan-Americano de Aperfeiçoamento para Pesquisas de Recursos Naturais.
Sua trajetória na cafeicultura regional começa em 1970, quando muda-se para Caratinga para dar andamento ao Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais, chefiando o SERAC-MG2, do IBC, que tinha jurisdição sobre 185 municípios, de Minas, Bahia e Estado do Rio. Com a extinção do IBC, em 1990, exerceu a função de fiscal federal agropecuário, do Ministério de Agricultura. Aposentou-se em 2000.
Em Caratinga, foi diretor-presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Caratinga, por oito anos, e atualmente, faz parte de seu Conselho de Administração. Ostenta. Ainda, em seu currículo, o diploma de cidadão honorário de Caratinga.
“Recebi a homenagem da Fundação Procafé com humildade e divido a honraria com minha família e principalmente, com meus antigos companheiros de trabalho”, afirma.