CARATINGA – Na última semana, uma equipe de colaboradores e a diretoria administrativa do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora apresentaram a Política Interna de Redução de Gastos durante a reunião realizada no próprio Hospital. O projeto vem sendo elaborado há 3 meses por profissionais capacitados, que estudaram cada setor e seus respectivos gastos.
José Geraldo, gerente da equipe responsável pelo Desenvolvimento da Política Interna de Redução de Gastos, diz que por se tratar de um projeto organizacional interno, a viabilidade política é de fácil aplicação. “O desenvolvimento é fácil quando se tem o empenho de todos. E quanto à viabilidade financeira, pretendemos, em médio prazo, alcançar os resultados esperados, minimizando, perdas e um descontrole na troca de informações. Temos em mente a necessidade de um controle de materiais de cada
setor, bem como a utilização consciente de cada equipamento, no intuito de reduzirmos as solicitações de compras”.
A Política de Redução de Gastos do HNSA deverá ser capaz de minimizar os gastos excessivos com materiais, compras desnecessárias e outros quesitos que devem ser avaliados. O seu objetivo é alcançar a redução de 10 a 15 % em todos os quesitos avaliados, trabalhar com todos os Departamentos do HNSA, com auxílio de cada Coordenador, frisando um conjunto de regras sobre a importância de reduzir gastos existentes dentro de cada setor.
Ainda de acordo com José Geraldo, “para aplicarmos este projeto no HNSA, devemos realizar diversos treinamentos para conscientização dos colaboradores. Desta forma, os treinamentos deverão ser distribuídos conforme a Política de Redução de Gastos aplicada dentro de cada setor”.
“Pretendemos, nos primeiros 30 dias de aplicação desta política, alcançar uma redução em cerca de 10% dos itens trabalhados. Esperamos o retorno deste projeto em termos de eficácia, devendo ser contado pelo resultado da ação, atingindo o objetivo da política que é minimizar os gastos e controlar a troca de informações da unidade hospitalar”, diz Arthur Ferreira, administrador do HNSA. Ele completa, “esclarecemos que o modelo de gestão que deverá ser aplicado neste projeto tem também em seu escopo a função de informar nossa atual situação, delimitando um padrão organizacional pré-estabelecido através desta política para implantação da mesma unidade hospitalar”.
Padre José Antônio Nogueira, provedor do Hospital, alega, “estamos vivendo um contexto no país que é de pura crise, econômica, política e administrativa, sendo que no Hospital não é diferente. Por isso estamos sempre buscando formas de diminuir nossos gastos. Já queremos inclusive que a sociedade se sensibilize e enxergue que estamos fazendo nossa parte, que é preciso que cada um faça a sua também”.