CARATINGA – Os bloqueios nas rodovias feitos por caminhoneiros liderados pelo Comando Nacional do Transporte (CNT) aumentaram o risco de faltar combustível nos postos de abastecimento. E em Caratinga já existe essa preocupação e alguns postos já estão sem combustível devido à greve. Os gerentes não sabem quando a situação irá se normalizar.
A Rede de Postos Itaúna conta com nove unidades, sete delas já estão sem gasolina e os estoques de diesel e etanol estão no fim. “Já estamos vivendo um desabastecimento, pois a refinaria de Duque de Caxias (RJ) está paralisada, enquanto a refinaria Gabriel Passos, em Betim, está funcionando, mas os caminhões não conseguem sair. Hoje (ontem) nós conseguimos comprar só dois bi-trens de petróleo. Pode ser que esse estoque acabe amanhã (hoje). Não temos previsão de quanto tempo irá durar essa greve”, disse o empresário Giovânio Ribeiro de Sá, proprietário da Rede de Postos Itaúna.
A situação de alguns postos de combustíveis em Caratinga é a seguinte:
– No Posto Esso não está havendo carregamento, mas ainda há combustível para os próximos dois dias;
– O caminhão do Posto Zacarias conseguiu chegar à refinaria e ainda não é certo se conseguirá retornar para Caratinga. Mas ainda há combustível;
– Também tem combustível para garantir atendimento nesta semana no Posto Boa Estrela, e não tem previsão de abastecimento na semana seguinte;
– No Posto São Rafael o abastecimento será normal nos próximos dias;
– No Posto Menino Maluquinho o atendimento ocorre sem transtornos e há previsão de reabastecimento para o dia de hoje.
GREVE EM MINAS
O movimento dos caminhoneiros grevistas mantém apenas dois pontos de interdições parciais em Minas Gerais. De acordo com boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no fim da tarde de ontem, há concentração no km 359, na BR-381, em João Monlevade, Região Central do estado, e no km 369, da BR-262, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesses locais apenas os caminhões estão parados. Carros e ônibus não estão sendo retidos.
O movimento vem perdendo força desde essa segunda-feira (9). Ontem, foram registrados seis locais de ação do movimento. Havia interdições parciais na BR-381, além de João Monlevade, em Igarapé, no km 513; na BR-040, no km 558, em Nova Lima – aonde o trecho chegou a ficar totalmente interditado -, e no km 627, em Conselheiro Lafaiete. Outros pontos de piquete foram feitos no km 369, em Juatuba, e no km 412, em Igaratinga, ambos na BR-262.