CARATINGA- O Governo Federal publicou decreto que retira a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (CeasaMinas) do Programa Nacional de Desestatização (PND). Ou seja, não será mais privatizada.
O presidente interino da CeasaMinas, Carlos Magno, destacou que a retirada do PND será benéfica para toda a cadeia produtiva de alimentos. “A saída da CeasaMinas da privatização fortalece a companhia institucionalmente, trás segurança jurídica e operacional para os comerciantes e produtores e por extensão a própria sociedade mineira. Essa decisão do presidente Lula reafirma a posição do Governo Federal em fortalecer a cadeia de abastecimento alimentar, o agricultor familiar e o acesso da população ao alimento de qualidade e preço justo. Com essa decisão a CeasaMinas retoma seu potencial de investimento e modernização dos seus entrepostos, inclusive com a possibilidade de recepcionar recursos provenientes do próprio governo e de projetos específicos”, afirmou ele.
NÚMEROS
Em fevereiro de 2024 a CeasaMinas completou 50 anos de fundação e tem se firmado como importante ferramenta no comércio de alimentos. Os seis entrepostos da CeasaMinas possuem mais de 12 milhões de clientes indiretos. Cerca de 90 mil pessoas passam pelas unidades diariamente.
Os entrepostos estão localizados em Caratinga, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Barbacena e, como principal, a de Contagem, na grande Belo Horizonte.
Somente no entreposto de Caratinga, conforme últimos dados atualizados, referência agosto de 2023, são 60 municípios fornecedores e 80 compradores. A população flutuante média diária é de 1.500 pessoas.