A vice-governadora Izolda Coelho visitou o deputado Adalclever Lopes, presidente da ALMG
BELO HORIZONTE – A vice-governadora do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PROS), e o secretário de Justiça do Ceará, Hélio Chagas Leitão, se encontraram nesta sexta-feira (24) com o presidente da Assembleia de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e com o deputado Durval Ângelo (PT). Eles visitam Minas para conhecer o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), implantado em municípios mineiros. A APAC é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade.
O deputado Adalclever Lopes ressaltou a importância em Minas da implantação das APAC’s. “É um método já em funcionamento em várias cidades mineiras e é um exemplo de êxito na ressocialização e, sobretudo, na humanização dos presos”, lembrou.
O deputado Durval Ângelo, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, informou que Minas possui 34 APAC’s e outras 35 em processo de criação. Ele destacou a importância de ampliação do sistema. “A gente tem que acreditar e investir, e não ter as APAC’s como um modelo marginal e complementar. A Apac tem que ter modelo oficial e o governo tem que adotá-lo progressivamente como tal”, definiu. O deputado informou que o governo gasta até três vezes menos com os presos neste sistema, sobrando assim dinheiro para o investimento em saúde, educação e demais áreas.
No encontro, a vice-governadora Maria Izolda Coelho explicou que o governo do Ceará está interessado em implantar o método APAC. “A ideia da vinda ao estado é a de conhecer a experiência mineira que é fundamental neste processo. É possível constatar em Minas que o método APAC é eficaz e possibilita a reinserção dos condenados na sociedade”, definiu.
Antes de participar do encontro na Assembleia, as autoridades do Ceará fizeram na quinta-feira (23) uma visita à APAC localizada em Itaúna, município da região central de Minas.