O Vale do Aço é composto por 33 municípios, divididos em três microterritórios: Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga
DA REDAÇÃO – O município de Ipatinga recebe hoje a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território do Vale do Aço. Na ocasião, além de apresentar a análise dos problemas e necessidades anteriormente apontados pela população, será instalado o Colegiado Executivo, que ficará encarregado de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território.
O vice-governador Antônio Andrade enfatiza a necessidade da regionalização do território do Estado. “Temos de integrar e ouvir a população para fazer o melhor para a nossa região. Muita coisa tem de ser feita, mas tem de ser aquilo que a comunidade deseja, aquilo que pode ser mais útil”, diz. O Vale do Aço é composto por 33 municípios, divididos em três microterritórios: Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Nas etapas anteriores, 482 demandas foram levantadas pelas 1.274 pessoas presentes.
Coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) de Ipatinga, Maria Aparecida de Lima elogiou a iniciativa do governo mineiro em instalar os Fóruns Regionais. “Fizemos e queremos fazer muitas mudanças. Começamos o ano com a certeza de que o governo tem de resolver os problemas e inverter a situação que vivemos todos esses anos. É um momento importante para nós, dos movimentos sociais. Durante muitos anos esperamos mudanças”, destacou.
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
As contribuições da sociedade serviram como base para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – documento que contém todos os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar nos próximos quatro anos – e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento do Estado até 2027.
ETAPA DEVOLUTIVA
Os mais de 12 mil problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e debatidos por grupos temáticos, entre agosto e outubro de 2015, foram analisados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.
Assim, no início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.