Governador foi recepcionado por autoridades e populares
DA REDAÇÃO- O governador Romeu Zema acompanhou nesta quarta-feira (5), em Caratinga, a vacinação contra covid-19 no município, que já inclui idosos acima de 60 anos. Zema também participou de uma blitz educativa, no centro da cidade, para conscientização sobre o uso de máscara e se reuniu com prefeitos da microrregião.
Durante a vacinação, o governador ressaltou o esforço do Governo de Minas para acelerar o processo de imunização. “É a única solução definitiva para a pandemia, não só em Minas como no Brasil. Temos direcionado todo o esforço do Estado para que a distribuição das vacinas ocorra com a maior agilidade possível, estamos disponibilizando todas as aeronaves, quando necessárias. Naquilo que era possível, o Estado se antecipou. Em outubro do ano passado, quando ainda não se falava em iniciar a vacinação, adquirimos 50 milhões de seringas e agulhas que estão sendo utilizadas neste momento e adquirimos 700 refrigeradores que foram enviados a diversos municípios para poder acondicionar as vacinas”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, também acompanhou a vacinação em Caratinga e destacou a queda de internações e óbitos nas faixas etárias já imunizadas. “Além dos pacientes acima de 80 anos, em que observamos a queda de internação e óbitos, também já conseguimos visualizar agora a redução na faixa acima de 70. A expectativa é a de que nas próximas semanas, com a aplicação da segunda dose naqueles acima de 60 anos, a gente tenha uma queda também neste grupo, que é o que mais ocupa os hospitais atualmente. Então, é clara a eficácia da vacina e a redução da internação e óbitos dos grupos já vacinados com a segunda dose”, disse.
Também participaram da agenda deputados federais e estaduais, o prefeito de Caratinga, Welington Moreira, o Dr. Welington (PSD) entre outras autoridades.
Dr. Welington frisou que o município tem apresentado medidas importantes de combate ao Coronavírus. “Agradecemos a visita do governador, num momento de dificuldades, principalmente na área de saúde, com apoio que nós esperávamos do Governo do Estado e isso tem acontecido. Ele veio para nos ouvir nesse momento e passar aquilo que será possível fazer. Isso se deve em razão de nós também termos feito o dever de casa, enquanto envolvidos nessa onda da pandemia. Caratinga tem feito o seu papel, hoje é referência em toda a região e é bom que se destaque nunca colapsamos na saúde com o covid. Sempre estivemos com vagas hospitalares; um exemplo que temos dado a toda a região, estado e Brasil”.
O prefeito de Caratinga citou que é preciso manter as medidas preventivas. “A pandemia não acabou, temos que permanecer ainda com os cuidados. Depende mais do que nunca da população, nós enquanto cidadãos, usando máscara, distanciamento, evitar aglomerações. Se fizermos a nossa parte, certamente não teremos uma quarta onda tão violenta, quanto tivemos as segunda e terceira”.
O deputado federal Mauro Lopes disse que “é muito importante a vinda do governador do Estado, é uma demonstração de apreço, carinho, ele sabe da valorização do leste de minas. Caratinga é uma cidade polo da nossa região, então a vinda dele aqui é muito importante, essa reunião com o prefeito, ainda mais nessa situação de pandemia, que ele é um governador que está preocupado exatamente com o problema da vacina, ele está dando do apoio. Minas Gerais está na onda amarela, então é importante a vida do governador aqui. Eu saí de Brasília 6h, deixei meus afazeres lá, não poderia de forma alguma deixar de estar em Caratinga, porque é a minha terra, a vida do governador do estado na minha cidade é coisa principal é estar presente aqui. De modo que essa vinda dele aqui é muito profícua, muito benéfica para a região, pois ouvirá nossas necessidades”.
Encontro com prefeitos
Em Caratinga, Zema ainda se reuniu com prefeitos de 19 cidades da microrregião, para ouvir demandas locais. O governador reafirmou o compromisso com o diálogo, para que as decisões sejam acertadas. “Estou vindo aqui para escutá-los. Durante toda a minha carreira profissional, o que mais fiz foi escutar. Estou aqui, hoje, para ver com os prefeitos do que eles precisam. Com toda certeza, isto vai proporcionar melhores decisões por parte do Estado. É o que tenho feito, escutar para poder decidir melhor”, destacou o governador.
Em entrevista ao DIÁRIO, o prefeito Márcio Elias, o Marcinho (MDB), de Inhapim, destacou a importância de apresentar os pleitos do executivo ao Governo do Estado. “É sempre muito importante o governador estar presente em nossa região, que às vezes fica tão distante, e sempre quando vem, geralmente traz boas notícias. Esperamos que traga mais investimento para nossa região, uma região muito rica, muito próspera, de pessoas trabalhadoras, esperamos essa solidariedade, e a participação do governador Zema para nossa região”.
José Santana Júnior, o Juninho da Saúde (PSDB), chefe do executivo de Dom Cavati acredita que a visita do governador em um momento delicado vivenciado pela região, principalmente devido à pandemia de covid- 19 é um importante elo com os municípios. “O governador vindo, conhecendo a realidade dos municípios do interior, a realidade da nossa região, nós estamos num momento importante, atravessando da onda vermelha para amarela. Então é de fundamental importância que a gente tenha esse canal de comunicação direto com o governo de Minas, interessante isso que o governador faz de ouvir os prefeitos, de ouvir essas pessoas do estado, para reconhecer a real situação do momento. Agradecemos e esperamos que seja um encontro muito promissor com boas notícias principalmente para nossa região”.
Agendas
No centro da cidade, o governador também participou de uma blitz educativa para conscientização sobre o uso de máscara, e conversou com comerciantes locais. E visitou, ainda, o 62º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).