O médico Nestor Augusto Avelino Leite fala sobre o assunto
CARATINGA- O gastroenterologista é o médico especialista nas doenças do aparelho digestório, compreendendo boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado e pâncreas. O médico do Casu – Hospital Irmã Denise, Nestor Augusto Avelino Leite, que recentemente foi aprovado pela Comissão de Título de Especialista da Federal Brasileira de Gastroenterologia (FBG) para a obtenção do Título de Especialista em Gastroenterologia, fala sobre a especialidade e sobre a importância dos cuidados com o sistema digestório.
Como se deu o processo para obtenção do título de Especialista em Gastroenterologia?
A aprovação na prova para obtenção de título nas especialidades médicas de modo geral, é o desfecho de um processo de aprendizado, muito estudo e dedicação. No meu caso especificamente, esse resultado é mais um passo na busca ininterrupta da excelência no atendimento na área da gastroenterologia.
De uma maneira geral, quais a especificidades da atuação de um Especialista em Gastroenterologia?
O gastroenterologista é o médico especialista nas doenças do aparelho digestório, compreendendo boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado e pâncreas.
Quais os principais acometimentos do sistema digestório podem ser identificados e tratados pelo especialista em Gastroenterologia?
Qualquer acometimento das funções digestivas, funcionais e/ou orgânicas, patologias relacionadas às funcionalidades do fígado e pâncreas além do acometimento anatômico da arquitetura desses órgãos que estão relacionados à alterações concomitantes em outros órgãos e sistemas não especificamente o sistema digestório. O gastroenterologista participa também de tratamentos nutricionais específicos, tratamento da obesidade no acompanhamento pré e pós-procedimentos bariátricos, prevenção e tratamento dos tumores gastrointestinais, deficiências nutricionais e intolerância alimentar, são alguns exemplos.
Quando procurar um especialista?
A gastroenterologia é uma especialidade médica extremamente diversificada em relação à sinais e sintomas, inclusive com inúmeros exemplos de doenças gastroenterologicas de manifestação extra gastrointestinal. Por isso, a orientação médica geral é importante nesse processo de procura pela especialidade. De modo geral, qualquer problema funcional do sistema digestório ou alteração de hábitos gastrointestinais, distensão abdominal, problemas de digestão ou de evacuação são sinais de alerta para a especialidade.
Quais os principais exames são realizados para o diagnóstico preciso de doenças gastroenterologicas?
O Casu oferece o serviço de endoscopia digestiva alta e colonoscopia para ser realizado dentro do hospital, não havendo necessidade de deslocamento dos pacientes internados para realização desses exames. Este serviço também atende à necessidade dos pacientes que necessitam da realização desses procedimentos em nível hospitalar, caso sejam acometidos de comorbidades de maior complexidade. Essa retaguarda para a gastroenterologia é fundamental no diagnóstico e tratamento. A infraestrutura para internação de doenças gastroenterologicas nada fica aquém dos hospitais de grandes centros.