CARATINGA – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, celebrada entre 03 e 09 de junho, a Fundação Educacional de Caratinga realizou atividades de educação ambiental em parceria com a Prefeitura Municipal. Os eventos fazem parte do programa “FUNEC Mais Verde”, iniciativa que busca transformar o saber produzido na instituição em ações de sustentabilidade.
Na segunda-feira (03), a programação foi aberta na Fazenda Experimental da FUNEC com uma visita de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Maria Julia de Mattos, localizada no distrito de Dom Modesto. Os adolescentes conheceram o espaço onde é feito o trabalho de recuperação de mata nativa e tiveram a oportunidade de plantar mudas no local, guiados pelo professor Humberto Bomfim. “Realizamos o plantio em uma área próxima ao córrego que também passa pelo distrito onde os alunos moram. Nosso objetivo é que futuramente possamos colher frutos na preservação das águas. É importante disseminar essas ideias, principalmente com o público mais jovem”, conta o docente, que coordena o curso de Agronomia do UNEC.
Entre os adolescentes que participaram da visita, está Vanessa Campos, que tem 15 anos e vive na zona rural de Dom Modesto. Ela conta que os assuntos abordados se relacionam diretamente com a realidade que vive. “É muito bom ver como funcionam as coisas na natureza, termos informação para cuidarmos do meio ambiente, evoluindo sem degradar”, afirma.
Caminhada Ecológica
O encerramento da programação também aconteceu na Fazenda Experimental da FUNEC na manhã de domingo (09). A Caminhada Ecológica fez um percurso de ida e volta entre a unidade e o Alambique Burguesinha, onde foi servido um café da manhã especial aos participantes. Para o superintendente da Fazenda Experimental FUNEC, Joildo Fernandes, caminhar em meio à natureza inspira ainda mais os participantes sobre sua importância. “As pessoas viram áreas que precisam ser preservadas. No caminho, fizemos o plantio de mais mudas em nosso espaço de recuperação de mata nativa”, conta.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos de Souza, a atividade é uma maneira de todos se mostrarem defensores da sustentabilidade. “Estamos dizendo para a população em geral que precisamos salvar o nosso planeta. Vivemos um momento de muita destruição, muito egoísmo e muito consumismo. Não podemos nos esquecer do que é mais importante, que é preservar a vida”, destaca.
O Centro Universitário de Caratinga esteve envolvido em todas as fases da Caminhada Ecológica. Na concentração, o curso de Medicina Veterinária fez uma exposição de animais empalhados. Antes e depois do percurso, os estudantes de Educação Física coordenaram exercícios de alongamento. Já na volta à Fazenda Experimental, alunos de Enfermagem e Fisioterapia ofereceram serviços de saúde e bem-estar ao público, como massagens e aferição de pressão arterial e glicemia.