CARATINGA – Funcionários da Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC) – mantenedora do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e da Escola Professor Jairo Grossi – estão participando da 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (7ª Sipat). Na abertura, o Pró-reitor de Administração, professor Eugênio Maria Gomes, destacou a autonomia da CIPA em intervir em iniciativas que previnam situações de risco no ambiente de trabalho, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), que para a gestão 2015 é presidida pelo coordenador do Centro de Assessoria Empresarial (CAE), professor José Carlos Moreira.
Na sequência, o professor Walber Souza ministrou uma palestra sobre “Qualidade de Vida no Trabalho”, comparando ícones do futebol quanto ao conceito de qualidade profissional e as diferenças de trajetória que tiveram, por exemplo, jogadores como Neymar e Adriano ou os goleiros Rogério Ceni, do São Paulo e Bruno, do Flamengo.
“Primeiramente, precisamos classificar o que é qualidade. Qualidade para um, pode não significar a mesma coisa para outro, por isso demos como exemplos nomes de jogadores conhecidos do futebol, como Neymar e Adriano. Ambos são jogadores de qualidade. Adriano até foi chamado de ‘O Imperador’, mas na hora de exercerem sua atividade profissional o conceito de qualidade fica claro. Adriano não soube dosar sua vida pessoal com sua vida profissional”, orientou.
O reitor do UNEC, professor Antônio Fonseca da Silva, destaca a importância da 7ª SIPAT como instrumento de integração entre os funcionários e prevenção de acidentes. “A meta de prevenir acidentes não é difícil de ser alcançada, bastando o profissional não arriscar em seu ambiente de trabalho, não pagando pra ver se vai dar certo e seguir as normas de segurança”, compara.
O presidente da CIPA para a gestão 2015 fala da proposta da comissão. “Nossa proposta é levar informação aos funcionários. Além da integração, a comissão orienta os funcionários sobre sua capacidade funcional e como se portar diante de situações da rotina laboral”, enfatiza José Carlos Moreira.