CARATINGA – Em mais uma iniciativa do Programa “Somos Mais Funec – Colaborador Parceiro”, o evento “Frente A Frente.com” recebeu como convidado o bispo diocesano Dom Emanuel Messias, que respondeu às perguntas da plateia de convidados e falou um pouco de suas atividades à frente da Diocese de Caratinga. Bastante receptivo, o bispo explanou durante 40 minutos, contando detalhes do seu trabalho.
O “Frente A Frente.com” visa convidar autoridades do município e aproximá-las dos colaboradores da Fundação Educacional de Caratinga (Funec) para um momento de esclarecimento de dúvidas e sugestões, que possam acrescentar ao desenvolvimento social de Caratinga por meio da integração cidadã.
“Eu aceitei de pronto ao convite porque é um momento para podermos falar de perto com pessoas que estejam interessadas em saber mais do nosso trabalho no sacerdócio, da nossa atividade batismal como pastor de ovelhas fiéis, sendo mestre em ensinar e sacerdote para santificar”, disse, antes do início de sua apresentação.
A Diocese de Caratinga detém uma extensão territorial relativamente grande (com quinze mil quilômetros quadrados), que exige muita dedicação sacerdotal. “A Diocese tem muitas paróquias, com um contingente de 700 mil habitantes no conjunto e 85 padres respondendo por toda essa região, com 52 paróquias em 54 municípios. Temos crisma todos os fins de semana e, neste momento, estaremos falando sobre a hierarquia da igreja, a função do bispo e outros assuntos que sejam de interesse do público”, enfatizou.
Com 39 anos de atividade sacerdotal, prestes a completar 40 anos em 4 de fevereiro do próximo ano, sendo dezessete deles como bispo, Dom Emanuel pôde exemplificar com propriedade o perfil do católico nos dias de hoje. “Sem dúvida, lidar com o católico de hoje é mais difícil. Estamos numa mudança de época, em que houve uma revolução tecnológica muito significativa e uma multiplicação de seitas e igrejas de tudo quanto é tipo, com o pentecostalismo tendo entrado de cheio no Brasil, mas com relação a nossa Diocese percebemos um católico muito dedicado, centrado, muito reverente e respeitoso, então digo que os nossos católicos são fáceis de lidar”.
O bispo expõe como uma característica da Diocese o fato de a região ser de tradição cafeeira, que segundo ele “mantém as pessoas na roça, diferentemente de Governador Valadares, onde a pecuária influencia um estilo de vida diferente”. “Aqui as famílias se encontram mais nas igrejas com mais frequência, as famílias são mais religiosas, então a gente celebra uma missa com muito mais gosto do que em outro lugar, porque aqui quando começa a missa o silêncio impera do início ao fim”.
O Reitor, professor Antônio Fonseca da Silva, agradeceu a presença do bispo, destacando a importância “de uma autoridade deste porte da igreja estar compartilhando um pouco de sua atividade sacerdotal e contribuindo com o programa do UNEC de oferecer mais conhecimento e integração entre seus funcionários”.
O Pró-reitor de Administração, professor Eugênio Maria Gomes, já antecipa o próximo convidado do evento. “Fizemos o convite para a Câmara Municipal de Caratinga e estamos aguardando a posição do presidente (vereador Sérgio Condé)”.