Aluísio Palhares e Odiel de Souza falam ao DIÁRIO ENTREVISTA
CARATINGA – Aluísio Palhares e Odiel de Souza são dois homens públicos de Caratinga. Aluísio foi o vice-prefeito da gestão João Bosco Pessine (2009/2012) e chegou a ocupar a cadeira de chefe do executivo. Odiel é o atual vice-prefeito. Ambos falaram ao DIÁRIO ENTREVISTA. As conversas abordaram temas diferentes. Aluísio explanou sobre sua vida pública e sobre suas convicções políticas, enquanto Odiel se ateve a campanha eleitoral deste ano.
Foram dois bate-papos interessantes com duas lideranças caratinguenses. A íntegra das entrevistas pode ser vista no site www.diariodecaratinga.com.br.
Um homem de visão
Aluísio Palhares é considerado um homem de visão. Ele tem uma trajetória política onde já ocupou cargos no legislativo (foi eleito vereador por três vezes) e no legislativo, aonde já chegou a ocupar a cadeira de prefeito de Caratinga.
Durante a conversa, Aluísio Palhares mostrou que não fica preso ao passado. Ele tem sua visão no futuro. “Voltar ao passado, que não mais nos pertence, pouco vai valer para nós. Foi uma experiência rica e a gente aprende muito mais nas adversidades. Pelo menos eu procuro isso na minha vida”, ensina Palhares.
Ao falar sobre seus laços políticos, Aluísio Palhares explica que política é a ciência do bem comum. Ao traçar sua carreira política, ele fez sua escala de prioridades e fala a primeira delas. “Em 1996 já me apresentei candidato com um projeto que era construção de uma casa para recuperação de dependentes químicos. Foi um momento importante porque a Igreja nos chamava a essa reflexão com a Campanha da Fraternidade. Sendo eleito, busquei apoio no município e obtive esse respaldo. Sou muito grato ao José de Assis, pois conseguimos o terreno, onde foi construída a casa de recuperação da Associação Mãe Admirável”.
A casa de recuperação existe há 14 anos e hoje atende 30 pessoas vindas de várias partes de Minas Gerais. Aluísio antecipou que existe o estudo para ampliação dos serviços e atendimento para uma faixa etária que envolve crianças e adolescentes e o público feminino.
Sobre o fato de ter sido vice-prefeito e ocupar o cargo de prefeito, Aluísio Palhares recorda que foi uma campanha que não necessitou de grandes recursos financeiros. Para ele, o administrador público deveria olhar mais e melhor para o funcionalismo público. “Temos funcionários com muita qualidade”, ressaltou.
Reforma política é outra preocupação de Aluísio Palhares. “É algo que nosso país tem que abordar. Infelizmente percebemos que nossos parlamentares não se interessam por essa reforma e parecem satisfeitos com o quadro do jeito que esta. Não focam em questões como o voto facultativo e o voto distrital”.
Aluísio acredita que da mesma forma como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa, a mobilização das instituições e da sociedade leve aos políticos a tratarem da reforma política.
Ele também falou de seu apoio ao deputado Hélio Gomes, que segundo Palhares, é uma pessoa que investe em Caratinga gerando emprego e renda. “Tenho acreditado em sua palavra, pois até o momento cumpriu com todas elas”.
No decorrer da entrevista, dentre várias lições, Aluísio Palhares deixa duas de destaque: “A fidelidade é algo vital. Para se ter amigos, tem que ser fiel”, a outra aponta: “Enquanto a política for um ambiente de se fazer amigos, eu continuo na política”.
Odiel de Souza revela seu otimismo em relação à campanha dos candidatos do PMDB
Próximo das eleições, o vice-prefeito Odiel de Souza tem demonstrado otimismo em relação aos candidatos do PMDB. Ele até se licenciou do cargo de secretário municipal de Agricultura para coordenar as campanhas de Mauro Lopes e Adalclever Lopes, que concorrem, respectivamente, aos cargos de deputado federal e deputado estadual.
Segundo Odiel, a campanha está indo muito bem. Ele comenta que está trabalhando mineiramente. “Começamos devagarzinho e fomos engrenando com o tempo. Hoje a campanha se fortaleceu, tanto a de Mauro Lopes e Adalclever, quanto a de Fernando Pimentel, nosso candidato a governador, que está praticamente eleito. Também estamos fazendo um trabalho forte para Josué Alencar, nosso candidato ao Senado Federal”, acredita Odiel.
O vice-prefeito também teceu comentários sobre Josué Alencar, que para Odiel, é uma pessoa de forte ligação com Caratinga. “Acredito que Josué Alencar seja o candidato ao Senado mais votado em nossa cidade”.
Sobre o apoio a Mauro Lopes e Adalclever, Odiel reforça a ligação de ambos com Caratinga. “Eles têm residência aqui e quase todo final de semana estão em Caratinga. São pessoas nossas”, fez questão de dizer o vice-prefeito.
Odiel acredita que a votação de Mauro Lopes deve crescer este ano. Em 2010, Mauro Lopes foi eleito com 93.035 votos. “Nossa intenção é tentar dobrar essa votação. Por isso temos trabalhado de forma incessante. Então o eleitor caratinguense tem que se conscientizar que a cidade precisa de Mauro Lopes. Votando em Mauro Lopes, a pessoa está votando em Caratinga. E no estado todo o seu nome está mais forte. Acreditamos que ele receba algo em torno de 130 mil votos”.
Sobre Adalclever, Odiel disse que ele é um político jovem e dinâmico. “Adalclever terá uma ótima votação em Caratinga, como ele nunca teve. Estamos trabalhando para que bata o seu recorde aqui na cidade e também na região”.
Odiel de Souza também abordou que caso se confirme a vitória de Fernando Pimentel, “Caratinga terá um grande espaço no governo de Minas, devido à proximidade de Pimentel com Mauro Lopes e Adalclever”.
Ao final, Odiel alertou para que o eleitor pense bem e procure optar por candidatos de Caratinga. “Precisamos de pessoas que tenham vínculos com nossa cidade, desta forma temos chances de nos desenvolvermos”.