Eventos em seis paróquias serão realizados no próximo domingo (19)
CARATINGA – A juventude da Diocese de Caratinga tem um encontro marcado no Dia Nacional da Juventude (DNJ). Esse ano o DNJ será celebrado em todas as seis foranias da diocese. Com o tema “Feitos para ser livres, não escravos”, retomando a temática do tráfico humano, abordada na Campanha da Fraternidade, o evento acontecerá nas paróquias de Ipaba (Forania de Inhapim); Mutum (Forania de Ipanema); Vilanova (Forania de Santa Margarida); Simonésia (Forania de Manhuaçu); Pingo D’Água – Córrego Novo (Forania de Caratinga) e Espera Feliz (Forania de Carangola).
Segundo o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude – Diocese de Caratinga, Jonas Miranda, o DNJ é um momento de celebrar a caminhada da juventude na diocese, com uma temática voltada para a realidade. “Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, para celebrar a vida da juventude, a caminhada de evangelização, sempre com um tema importante a ser debatido e pertinente na sociedade. A temática traz uma reflexão sobre a proposta da Campanha da Fraternidade que refletiu sobre o tráfico humano durante o ano de 2014. O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados”.
A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro. Este ano, devido ao processo eleitoral, o evento será celebrado no dia 19 de outubro (domingo). As programações acontecerão de acordo com as realidades das foranias, programada em conjunto com as paróquias. Acontecem sempre shows, apresentações, palestras, caminhadas pela vida da juventude, missas, oficinas, teatros, e muito mais.
Jonas destaca que a importância do DNJ está na proposta do “encontro” da juventude para celebrar o seu dia sem deixar de olhar para a realidade. “Encontramo-nos para festejar, mas também para refletir sobre o nosso dia-a-dia. Anteriormente à celebração os jovens estudam o tema em vários encontros. O DNJ é o momento de valorizar e celebrar a vida da juventude em todos os aspectos”.
O coordenador diocesano da Pastoral da Juventude – Diocese de Caratinga, Jonas Miranda