SANTA BÁRBARA DO LESTE – Uma importante pesquisa vem sendo desenvolvida com um grupo de alunos do CMEI Alvim Correa de Faria. A responsável pelo projeto é a estudante de Doutorado do Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR) da Argentina, Maria Verônica Corrêa, que trabalha como Fonoaudióloga em Santa Bárbara do Leste.
De acordo com a pesquisadora, desde agosto de 2019, ela avalia 74 alunos do CMEI e conta com a participação ativa dos pais. Desses estudantes, 37 apresentam algum tipo de alteração na fala e 37 conseguem se expressar sem dificuldades, o que chamou a atenção da Fonoaudióloga para analisar como a alimentação influencia no desenvolvimento da fala dessas crianças.
Segundo Maria Verônica, a pesquisa teve início em 2017 na Argentina e, após aprovação do Instituto IUNIR, foi possível trazer o projeto para a Plataforma Brasil e, posteriormente, iniciar o trabalho de campo no CMEI Alvim Corrêa de Faria.
A fonoaudióloga ressaltou que os resultados obtidos trarão ganhos diretamente para os alunos do CMEI e das demais Instituições de Ensino do município. Além disso, após ser publicada oficialmente, a pesquisa poderá ser utilizada como referencial teórico por novos pesquisadores do Brasil e do mundo, o que trará destaque no âmbito nacional e mundial para a cidade de Santa Bárbara do Leste e para o CMEI Alvim Corrêa de Faria.
Maria Verônica agradeceu a todos que entenderam a relevância da pesquisa e abriram as portas do CMEI para que a pesquisa fosse aplicada em Santa Bárbara do Leste, em especial, à Prefeitura, às Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, à Coordenação do CMEI, aos Pais e aos Alunos, que têm contribuído diretamente para o desenvolvimento do Projeto.
A expectativa da pesquisadora é de que no primeiro semestre de 2020 o trabalho seja concluído e possa ser apresentado ao Instituto IUNIR e a todos de Santa Bárbara do Leste que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do projeto.
Assessoria de Comunicação