Encontro reuniu grupos de diferentes gerações e foi a oportunidade para o surgimento de novos talentos
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu um Festival de Música com os grupos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). As apresentações aconteceram na última sexta-feira (9), na Funcime.
O Festival de Música teve o objetivo oportunizar interatividade entre os adolescentes assistidos da oficina de música do SCFV. “O Festival de Música é de grande impacto social. Com ele geramos maior divulgação do serviço e assiduidade por parte dos adolescentes”, explica o facilitador da oficina de violão, Joel Junior Ribeiro.
A secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira, fala sobre a proposta do Festival. “A ação oportuniza aos adolescentes do Serviço de Convivência um maior conhecimento no que diz respeito à Arte Musical. De forma que consigam pesquisar e aprender mais sobre a variedade musical e sua formação na raiz. A manifestação desta pesquisa por meio de apresentações artística é uma forma de mostrar os seus talentos diante de um público”.
O FESTIVAL
Os estilos musicais foram separados por grupos de cada localidade. Os adolescentes do CRAS Santa Cruz apresentaram Hip Hop e Rap; Espaço Cidadania de Santa Luzia, Reggae; Espaço Cidadania de Dom Modesto, Sertanejo; Serviço de Convivência de Sapucaia, Rock; Espaço Cidadania Evangelizarte de Dom Lara, Samba e Pagode, Serviço de Convivência da ARCA (Associação de Recreação à Crianças e Adolescentes) do bairro das Graças, Pop e MPB.
CLASSIFICAÇÃO
1º Lugar – Espaço Cidadania de Dom Modesto
2º Lugar – Serviço de Convivência de Sapucaia
3º Lugar – Serviço de Convivência da ARCA (Associação de Recreação à Crianças e Adolescentes) do bairro das Graças
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como finalidade ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária das crianças, adolescentes e idosos. O SCFV disponibiliza várias oficinas: teatro, violão, dança, artesanato, e atividades esportivas e lazer e atende grupos de todas as idades.