Evento também tem apoio do presidente da ALMG, Adalclever Lopes
DA REDAÇÃO- A identificação de casos de febre amarela em Minas Gerais, que podem já ter resultado na morte de 14 pessoas em municípios do leste mineiro, leva o Governo do Estado a promover, nesta sexta-feira (13), nas cidades de Caratinga e Teófilo Otoni, o “Seminário Minas Gerais contra a Febre Amarela”.
O evento contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), do governador Fernando Pimentel, do secretário de Saúde, Sávio Souza Cruz e do subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said. Também está prevista a participação de dezenas de prefeitos da região e de especialistas.
Em Caratinga, o seminário acontecerá a partir de 10 horas, no América Futebol Clube (Rua Dr. Maninho, 316, Centro). Em Teófilo Otoni, o evento será às 15 horas, no Palmeiras Country Club (Rua Hélio Ottoni, s/n°, bairro São Diogo).
Para Adalclever Lopes, a conscientização das autoridades e da população é necessária para evitar o agravamento do problema. “As melhores armas para enfrentar a ameaça da febre amarela em Minas Gerais são a informação e a mobilização de toda a sociedade. A Assembleia Legislativa estará presente no seminário, apoiando o governo nas providências que se fizerem necessárias”, afirmou.
Casos – Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, estão sendo investigados 23 casos suspeitos de febre hemorrágica aguda. Destes, 16 já foram identificados como febre amarela e os outros seguem em investigação. Das 23 pessoas infectadas, 14 morreram.
Pelo menos 15 municípios estão em alerta em decorrência desses casos, todos nas regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano (Vale do Aço), Manhumirim (Zona da Mata) e Governador Valadares (Vale do Rio Doce).
Providências – O governador Fernando Pimentel afirmou, na última terça (10), que a incidência da febre amarela no Estado é grave, mas não é motivo de alarme por parte da população. Ele disse que já foi iniciada a vacinação de quem vive nas áreas rurais dos municípios afetados e estão sendo destinados mais leitos hospitalares para o atendimento dos casos graves. O governador também garantiu que há vacinas suficientes para atender as regiões afetadas.
Evento: Seminário Minas Gerais contra a Febre Amarela – Caratinga
Local: América Futebol Clube – Rua Doutor Maninho, 316 – Centro
Horário: 10 horas