DOM MODESTO/CARATINGA – A Feira de Saúde do Centro de Assistência à Saúde/UNEC (Casu), mantido pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), continua percorrendo os Distritos de Caratinga. Na quarta-feira, 22, foi a vez dos moradores de Dom Modesto receberem estudantes e profissionais de saúde. A estrutura segue dando ênfase ao combate da Febre Amarela, mas se estende ao controle de doenças crônicas.
“Estamos orientando as pessoas sobre os sintomas, que são semelhantes a outras doenças, mas, principalmente, a importância da vacinação, que é o meio eficaz de combater a contaminação por Febre Amarela. Contudo, temos meios alternativos de controle, como o uso de repelente”, aconselha a enfermeira Luanne Maira de Aquino Salles, responsável pela orientação sobre a doença.
Além das orientações sobre a Febre Amarela, a Feira tem sido importante para a prevenção de doenças crônicas em pessoas que residem afastadas da cidade. O controle da hipertensão e do diabetes também é o alvo dos profissionais de saúde.
“Aconselhamento sobre hábitos nutricionais mais saudáveis, como o uso do adoçante ao invés do açúcar, da redução do sal, cozinhando com temperos mais naturais, como aqueles à base de alho, tem sido um dos nossos focos”, orienta a nutricionista, Luíza Carla Moreira.
As crianças e os adolescentes também recebem atenção especial. Estudantes da escola estadual do Distrito deixaram as salas de aula para participarem das orientações e exames oferecidos pela Feira. “Fazemos a pesagem, a medição da altura, depois das enfermeiras avaliarem a pressão e a glicemia (teste de glicose para diagnóstico da diabete)”, completa a nutricionista.
Os moradores têm se interessado por mais informações sobre o Cartão Desconto CASU/Família, oferecem facilidades para atendimento em consultas mais especializadas na Unidade Hospitalar do CASU, no bairro das Graças.
“As pessoas têm entendido que o cartão é uma facilidade para conseguir consultas com especialistas dentro de uma estrutura moderna, que até então não era oferecida em Caratinga”, afirma Marcelo Lopes, consultor do Cartão CASU/Família.
Vera Lúcia Garcia da Silva, a “Dona Vera”, moradora do Distrito, saiu mais tranquila com as dicas nutricionais. Diabética e hipertensa, ela sabe que precisa de cuidados. “Vou fazer tudo direitinho, do jeito que ‘as meninas’ (enfermeiras) me ensinaram”, saiu, sorridente.
Hoje, a Feira de Saúde estará em Patrocínio e a coordenadora do evento, Glauciane Lopes, avisa que o evento em Santa Efigênia, que estava agendado para acontecer na próxima quarta-feira, 01, “foi cancelado devido ao Feriado da Quarta-Feira de Cinzas e será remarcado para uma nova data, ainda indefinida”.