Paralisação pode se repetir na quarta-feira (11) caso abastecimento não seja restabelecido
CARATINGA – Quatro escolas municipais tiveram as aulas suspensas nesta terça-feira (10) devido à falta de abastecimento de água pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). As escolas municipais Nossa Senhora do Carmo, no bairro Esplanada; Branca de Neve, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, Doutor Maninho, no Bairro Zacarias e o CEIM (Centro Educacional Infantil Municipal) Primeiros Passos, no Bairro Limoeiro, deixaram de atender aos alunos por não terem condições de oferecer água para a higiene, preparo de alimentos e para o abastecimento dos bebedouros. As escolas Barquinho Amarelo e Luiz Antônio Bastos Cortes estão regime de semi-funcionamento.
De acordo com o superintendente de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Luis Henrique Bittencourt de Carvalho, a medida de suspensão de aulas será adotada até que a Copasa regularize o abastecimento de água no município. “Esta é uma medida emergencial. Sem água a escola não tem condição de preparar a merenda e não há condições para o uso os banheiros. A situação se agrava nas creches, pois não há como fazer a higiene das crianças”.
Luis Henrique esclarece que o município está em situação de Emergência Administrativa em função da crise hídrica. “O Decreto publicado pelo prefeito Marco Antônio autoriza as escolas a alterarem os horários de funcionamento nesta situação. Outras escolas poderão ter as aulas suspensas caso o rodízio de abastecimento de água implantado pela Copasa não consiga suprir as necessidades das escolas”.
CALENDÁRIO ESCOLAR
O superintendente de Gestão Administrativa tranquiliza aos pais dizendo que os alunos não terão prejuízos, pois as aulas serão repostas em outra data. “As aulas nestas quatro escolas serão retomadas assim que houver a normalização do abastecimento e o calendário letivo será cumprido. Não está descartada possibilidade da publicação, pelo prefeito, de um novo decreto suspendendo as aulas, inclusive na rede estadual, se esta situação se mantiver ou se agravar ainda mais”.
COMITÊ DE EMERGÊNCIA E GESTÃO DA CRISE HÍDRICA
A pedido do prefeito Marco Antônio, o chefe de Gabinete e membro do Comitê de Emergência e Gestão da Crise Hídrica, Isaias de Freitas Borges, reuniu-se na tarde terça-feira (10) com representantes da Copasa.
O encarregado de Sistema de Caratinga, Marcelo Rodrigues da Costa, o encarregado de turma, Antônio de Pádua Murta, e o supervisor administrativo, Ricardo Orsini, explicaram ao chefe de Gabinete que o abastecimento de água em Caratinga está funcionando de acordo com o último rodízio divulgado em 6 de novembro. Segundo a Copasa, o que está acontecendo, e que ainda não foi divulgado, é que de acordo com a economia de água que a comunidade faz em determinada região, a Copasa antecipa a abertura de água, disponibilizando então o abastecimento antes da data divulgada no rodízio.
O prefeito Marco Antônio empossou os membros do Comitê de Emergência e Gestão da Crise Hídrica no último dia 5 de novembro. Este comitê é um grupo composto por representantes da Prefeitura, de entidades e instituições que representam diversos segmentos da sociedade civil para colaborar em ações e busca de soluções para a Crise Hídrica.
A primeira reunião deste comitê acontecerá na próxima quinta-feira (12) às 9h da manhã no Cerpe. Uma das pautas será sobre o rodízio de abastecimento de água estipulado pela Copasa.
ESCOLAS ESTADUAIS
A respeito de uma possível paralisação das escolas da rede estadual, a Superintendência Regional de Ensino de Caratinga informou que participará na nesta quinta-feira (12) de reunião do comitê sobre a crise hídrica criado pela Prefeitura do município, na qual devem ser definidas ações de curto, médio e longo prazos sobre a crise e sobre o funcionamento das escolas.
PREVISÃO DE CHUVAS EM CARATINGA
Conforme o site Clima Tempo, não há previsão de chuvas para Caratinga no dia de hoje. Segundo o site, amanhã deverá chover 5mm. Para sexta-feira (13), existe a previsão de 20mm de chuva. Já para sábado (14) e domingo (15), estão previstos 8mm. Caso a previsão se confirme, segunda-feira (16) seria o dia com maior incidência, 31mm.