Em São Sebastião do Batatal, escassez de água tira o sono dos moradores
SÃO SEBASTIÃO DO BATATAL – Desde o início do ano, a escassez de água vem tirando o sono dos moradores do distrito de São Sebastião do Batatal, zona rural de Ubaporanga. Muitos moradores, principalmente os da parte alta do distrito, estão ficando sem água e precisam se deslocar com baldes a vasilhas para conseguir um pouco do líquido, que é cedido pelos vizinhos que ainda tem água para amenizar a situação.
Segundo José Avelino Gomes, responsável pela distribuição e manutenção da água no distrito, o problema da falta de água nas partes altas e a diminuição nas partes baixas, aumentou consideravelmente com o período da seca que está causando prejuízos em toda a região. Conforme José Avelino, no local onde a água é capitada para abastecer a sede do distrito e que também permite aos produtores rurais irrigar suas produções, “o nível diminuiu cerca de um metro e meio”.
A falta d’água atinge, aproximadamente, 1.000 pessoas, que residem em 200 imóveis.
José Geraldo Lemos e Terezinha Francisca Lemos, que residem no distrito há mais de 40 anos, afirmam que o problema tem piorado nas últimas semanas e que a água tem faltado em vários dias. José Geraldo, inclusive salientou a nossa reportagem, que se preciso for contribuirá com sua mão-de-obra. Ele disse ajudará a prefeitura no que for preciso para por fim ao problema.
O vereador e representante da comunidade Áureo Tragino, acompanhou nossa equipe durante a reportagem. Segundo ele, a preocupação com a falta de água deverá aumentar nos próximos dias devido ao início do ano letivo, pois só na Escola Estadual Francisca Rodrigues Valente estudam aproximadamente 350 alunos.
A Prefeitura de Ubaporanga já tomou conhecimento do problema e o prefeito Maná afirmou que tomará as medidas necessárias para por fim ao problema. O prefeito salientou que está estudando todas as medidas possíveis e que inclusive, se necessário for, irá solicitar ajuda junto ao governo do Estado.