Evento será inaugurado na segunda-feira (4)
CARATINGA – A exposição sobre os 20 anos da Pastoral da Criança em Caratinga começa na próxima segunda (4) e conta com apoio da Prefeitura. O evento é promovido pela Diocese de Caratinga. O diretor da Casa Ziraldo de Cultura, cartunista Edra, promoveu uma reunião com os organizadores da exposição para acertar os detalhes do evento.
As comemorações acontecem do dia 4, quando será aberta a Exposição na Casa Ziraldo de Cultura e seguem até o dia 17 de maio, com Celebração Eucarística, no Santuário de Adoração Perpétua, seguida de homenagens e apresentações no Centro de Convenções Dário Grossi do UNEC (Centro Universitário de Caratinga).
A multiplicadora da Forania de Caratinga e apoiadora da Coordenação da Diocese de Caratinga, Juliana Rodrigues Cupertino, de 73 anos, é voluntária da Pastoral da Criança há 20 anos, participando de ações solidárias desde a sua fundação em Caratinga. “A Diocese de Caratinga pertence à Regional 1, que é composta por cinco dioceses: Caratinga, Governador Valadares, Itabira e Coronel Fabriciano, Mariana e Leopoldina. A Pastoral da Criança de Caratinga atende a famílias com gestantes ou com crianças de zero meses a seis anos de idade. Desenvolve trabalhos na área da Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania, dentre outros”.
De acordo com Juliana Cupertino, a Pastoral da Criança foi fundada no Brasil há 31 anos pela Dra. Zilda Arns. “Os trabalhos são desenvolvidos pelos líderes que passam por capacitações para atuar e acompanhar as famílias. Realizamos visitas às casas, comemoramos o Dia da Celebração da Vida, além de documentar as reuniões e avaliar os trabalhos desenvolvidos”.
“Com esta exposição, nossa equipe pretende apresentar à comunidade algumas das ações e divulgar como é realizado o trabalho voluntário que estamos desenvolvendo ao longo desses 20 anos. Esperamos que a divulgação deste importante trabalho social atraia novos voluntários, pois contando com o apoio de mais líderes, a Pastoral da Criança de Caratinga poderá desenvolver novas ações e atender a um número maior de famílias. Salientamos que, durante esses anos, documentamos muitos “milagres”, pois nos deparamos com centenas de crianças em situações de risco de morte, desnutridas e todas elas foram salvas, recuperaram a saúde, ganharam peso e a vida da família toda se transformou com o apoio da Pastoral”.
A EXPOSIÇÃO
A exposição conta com estandes com material educativo e informativo, exposições, realização de atividades lúdicas e criativas, de lazer, divulgação de informações sobre os benefícios e a importância do aleitamento materno.
A coordenadora Regional 1, Maria do Rosário Senra Almeida Gomes, é voluntária na Pastoral da Crianças de Caratinga há 17 anos e é uma das responsáveis pela Exposição 20 anos e pela confecção de um painel chamado de “Linha do Tempo”. “Estaremos apresentando um painel-mosaico com fotos de algumas realizações da Pastoral de Caratinga nesses 20 anos de existência”.
“Registramos celebrações nas comunidades, os aniversários da Pastoral, que foram comemorados com festa a cada cinco anos. O nosso objetivo é mostrar para a comunidade caratinguense a importância do trabalho voluntariado que a Igreja Católica realiza no país. Este trabalho é uma doação de tempo e de amor que salva vidas, modifica, para melhor, a rotina das comunidades levando benefícios sociais e culturais, dentre outros”, acrescenta Maria do Rosário.
A exposição 20 Anos da Pastoral da Criança em Caratinga estará aberta de 4 a 8 de maio na Casa Ziraldo de Cultura, situada à Avenida Benedito Valadares, Centro de Caratinga.