CARATINGA – Na tarde de ontem, os vereadores se reuniram extraordinariamente, mesmo estando em recesso parlamentar, para votar o projeto de lei 001/2016 que “Autoriza o Município de Caratinga a contratar com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG, operações de crédito com outorga de garantia e dá outras providências”.
O projeto entrou para registro e tramitação e amanhã acontecerá outra reunião para votação. Com esse projeto o executivo fica autorizado a celebrar com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A- BDMG, operações de crédito até o montante de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), destinados ao financiamento de obras de infraestrutura urbana, observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar n° 101 de 04 de maio de 2000.
O projeto causou polêmica entre os vereadores, pois a maioria não sabe onde o dinheiro será investido e como o empréstimo foi disponibilizado. O vereador João Roberto Leodoro, o “Mestre”, pediu que se convide o secretário da pasta para saber onde o dinheiro será aplicado. Mauro César do Nascimento ressaltou que a prefeitura precisa passar o cronograma das obras para que os vereadores acompanhem e até mesmo deem sugestões.
O vereador Roberto Carlos de Almeida, o “Betinho”, disse que recentemente o executivo pegou um empréstimo de 3,5 milhões e não prestou contas de como usou e agora quer a aprovação de mais um empréstimo sem mandar o projeto explicando onde o dinheiro será usado. “Isso é um desrespeito com os vereadores e com a população. Dizem que este empréstimo é para fechar as contas do governo do ano passado e não para usar em obras”, afirmou Betinho.
O presidente do legislativo, Sérgio Antônio Condé, disse que realmente a prefeitura não explicou ainda onde o dinheiro e será usado e afirmou que soube particularmente que este empréstimo está sendo liberado devido a queda da Barreira de Mariana que atingiu o Vale Verde, que fica na divisa de Caratinga com Ipatinga e o prefeito pode usar onde achar melhor, informação que ainda não teria sido repassada oficialmente para os vereadores pela prefeitura.
O secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Sanderson Dutra Rocha Correa, assistiu a reunião da Câmara e disse para a imprensa existem muitas obras a serem feitas e a prefeitura ainda está analisando qual será a primeira, mas até amanhã estará apresentando o projeto para os vereadores. Portanto amanhã o projeto entrará na Casa para votação em primeira discussão.