Gerente do INSS de Caratinga fala sobre evolução dos atendimentos e melhorias que nova sede tem proporcionado à população
CARATINGA- O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caracteriza-se como uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. Nas agências espalhadas pelo País é preciso lidar com o público diariamente. A garantia dos direitos do cidadão é uma missão considerada gratificante pela gerente da Agência da Previdência Social (APS) de Caratinga, Suellen Silva.
Suellen é natural de Teófilo Otoni, tem dez anos de Previdência e atua há oito anos na agência de Caratinga, sendo dois deles à frente da gerência. Acaba de inaugurar a nova sede do INSS, situada à avenida Presidente Tancredo Neves, número 2095, no bairro Zacarias, um espaço mais amplo e que promete agilizar os atendimentos aos segurados.
Em entrevista ao DIÁRIO DE CARATINGA, ela faz um balanço do período em que assumiu a gerência, sobre a nova sede e orientações aos cidadãos sobre os principais serviços ofertados.
Em 2015 a senhora assumiu um desafio muito grande, após a saída de Núbia Souza, que esteve por 11 anos à frente do INSS de Caratinga. Como vê esse período, de quando assumiu até os dias de hoje?
Realmente foi e continua sendo um grande desafio estar à frente do INSS em Caratinga. O serviço público, principalmente o INSS, vem mudando continuamente sua forma de atendimento, estamos acompanhando a era de informação digital, assim vejo que estamos evoluindo na forma da prestação do serviço, principalmente quanto a diminuição das filas de espera, sendo que o próprio INSS prevê, em breve, a possibilidade de requerimentos via internet.
Quantos atendimento são prestados em média diariamente e quais as maiores demandas?
Em média são prestados mais de 200 atendimentos diários, sendo a maior demanda os serviços considerados espontâneos, como orientação e informação, extratos de CNIS e atualização de dados. Nossa segunda maior demanda são os serviços agendados, que são os requerimentos de benefícios e perícia médica.
Quais serviços o cidadão pode solicitar de casa, pelo computador, sem a necessidade de vir à agência?
O cidadão pode acessar os canais remotos de atendimento do INSS que são o site oficial: www.previdencia.gov.br e a central de telefone 135, sendo que as ligações efetuadas a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135 são gratuitas e, a partir de celulares, é cobrada uma tarifa com custo de uma ligação local. Outra ferramenta disponível como atendimento é o site: servicos.inss.gov.br. Através desses canais é possível acessar os seguintes serviços: agendamento, resultado de perícia médica, cálculo de Guia da Previdência Social/carnê, consulta de situação de benefício, carta de concessão, extrato de pagamento de benefício, simulação de tempo de contribuição e aposentadoria, atualização de cadastro, atualização de endereço de beneficiário, cálculo da Guia da Previdência Social (GPS), certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS, consulta de perícias médicas agendadas, consulta de situação de benefício, demonstrativo de Imposto de Renda, extrato de contribuições à Previdência Social, extrato de pagamento de benefício, inscrição na Previdência Social e tabela de Pagamentos de Benefícios 2017. Outra novidade é que na loja Play Store (Google) é possível encontrar o App MeuInss para acessar a central serviço.
Como está sendo essa situação da revisão das perícias médicas?
As revisões de benefícios de incapacidade estão sendo realizadas dentro do fluxo programado pela administração do INSS em Brasília com a perícia médica. As convocações, agendamentos e resultados dessas revisões são acessadas pelos interessados apenas pela central 135.
Em alguns atendimentos não é necessário contratar os serviços de um advogado para entrar com qualquer tipo de pedido junto ao INSS, como, pedido de aposentadoria, revisão dos benefícios e levantamento do tempo de contribuição. Como o segurado deve proceder, basta procurar a agência?
Todos os serviços prestados pela Agência são gratuitos e o atendimento não exige intermediação de terceiros. A forma de acesso aos serviços é pelo atendimento presencial na Agência e através dos canais remotos já citados.
Quando do requerimento do Benefício Assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é necessário acompanhamento de advogado ou assistente social ou família pode vir diretamente a agência?
Como ocorre nos outros serviços não é necessário a intermediação de terceiros para acesso ao benefício da LOAS, o requerimento pode ser feito diretamente pela pessoa interessada.
Recentemente, foi inaugurada a nova agência de Caratinga. A senhora avalia que esse espaço está com melhor estrutura para atendimento ao segurado?
A nova sede da agência do INSS de Caratinga, está localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, número 2095, bairro Zacarias. A mesma foi construída dentro dos padrões que melhor atendem a população, levando em conta espaço físico, sala de espera, banheiros adaptados para as pessoas com deficiência.
Um dos grandes sonhos era a conquista de uma nova sede. Quais são seus planos e projeções à frente da agência?
Ainda não estamos em imóvel próprio, mas a nova sede foi construída dentro dos padrões das agências modelo. Meus planos são continuar contribuindo para a melhoria da prestação dos serviços do INSS.